STJD aceita denúncia contra América-MG e Miguelito por injúria racial a Allano

Publicado:

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou na manhã desta terça-feira (6) a denúncia contra o América-MG e o meia Miguelito por injúria racial ao atacante Allano, do Operário-PR, durante a partida válida pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A data do julgamento ainda não foi definida. 

Miguelito foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios. A pena prevista inclui até 10 jogos de suspensão e multa de até R$ 100 mil. A Procuradoria do STJD também solicitou a suspensão preventiva do atleta até o julgamento, pedido que será avaliado pelo presidente do tribunal.

O América-MG, por sua vez, também foi denunciado por infringir o mesmo artigo, podendo ser punido com perda de mando de campo, perda de pontos e a obrigação de promover campanhas educativas contra o racismo.

Dois nomes foram incluídos como testemunhas no processo: o árbitro Alisson Sidnei Furtado, que aplicou o protocolo antirracista durante o jogo, e o volante Jacy, do Operário-PR, que presenciou a ofensa e acompanhou Allano na denúncia.

A Procuradoria ainda denunciou o Operário-PR por conduta inadequada da torcida, com base no artigo 213, inciso II, do CBJD. Um torcedor foi acusado de cuspir e jogar bebida em jogadores do América-MG. O clube informou que o indivíduo foi identificado e retirado pela polícia.

O episódio aconteceu aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Allano relatou ter sido chamado de “preto do c***” por Miguelito. O árbitro paralisou o jogo por 15 minutos e registrou o caso na súmula. Após a partida, os envolvidos foram levados à delegacia, e Miguelito foi preso em flagrante com base na Lei nº 7.716/89. Ele foi solto nesta segunda-feira (5) e responderá ao processo em liberdade.

A Polícia Civil continua investigando o caso e solicitou as imagens da transmissão do jogo para análise. O Ministério Público também pode apresentar denúncia criminal contra o jogador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Opinião: Um Galinha no meio de raposas: como a Assembleia vai responder por um deputado preso?

A prisão do deputado estadual Binho Galinha (PRD) após dois dias foragido deixou a Assembleia Legislativa da Bahia em uma posição complicadora. Desde...

Bope faz operação contra facções na comunidade César Maia, no Rio

Na manhã desta segunda-feira, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio de Janeiro realizaram uma operação na cidade de César...

A trajetória criminosa do ex-PM que virou líder da máfia dos concursos

Wanderlan Limeira de Sousa, de 42 anos, é agora um nome central em um dos maiores escândalos de fraudes em concursos públicos já...