Na tarde de quinta-feira (8/5), uma operação da Secretaria DF Legal contra ambulantes na Rodoviária do Plano Piloto culminou em confusão e confrontos. Vídeos mostram um policial utilizando spray de pimenta em direção a ambulantes que filmavam a ação. O deputado distrital Fábio Felix (PSol) interveio, pedindo calma e posicionando-se entre os policiais e os trabalhadores.
Veja imagens da confusão:
Felix acusa a polícia de abuso de autoridade, enquanto a PM afirma que os ambulantes agiram de maneira violenta, com um auditor atingido por uma lixeira lançada. Desde fevereiro, a presença de ambulantes na Rodoviária é proibida devido à concessão do espaço para o consórcio Catedral, que administrará o terminal pelos próximos 20 anos.
O deputado formalizou uma denúncia à comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, mencionando “uso excessivo de força e condutas intimidatórias”. Em resposta, a PMDF explicou que foi chamada para conter um tumulto e que alguns ambulantes tentaram agredir os fiscais, resultando na detenção de um homem de 21 anos que tentou fugir.
A Secretaria DF Legal esclareceu que a fiscalização visava combater o comércio ambulante irregular e que, durante o processo, alguns ambulantes reagiram violentamente, uma situação que culminou na detenção de um deles após o ataque a um auditor.

Facebook Comments