‘BLOQUEADOS DO FPM’: 23 municípios podem deixar de receber valores do segundo decêndio de maio

Publicado:

Até o dia 6 de maio, 23 municípios brasileiros estavam impossibilitados de receber recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A maioria está em Minas Gerais, com 13 cidades, seguida por Rio de Janeiro, com 5. O próximo repasse está previsto para sexta-feira (9).

Cesar Lima, especialista em orçamento público, explica que os bloqueios ocorrem devido a dívidas com a União ou atrasos na prestação de contas. “Quando um município não cumpre suas obrigações, a União, como fiadora, precisa arcar com essa dívida, resultando no bloqueio do FPM”, aponta. Outro aspecto são as dívidas previdenciárias.

Lista dos bloqueados do FPM

  1. AFONSO CLÁUDIO (ES)
  2. MORRINHOS (GO)
  3. ESTRELA DALVA (MG)
  4. ESTRELA DO SUL (MG)
  5. GOIABEIRA (MG)
  6. GRUPIARA (MG)
  7. IGUATAMA (MG)
  8. INGAÍ (MG)
  9. ITABIRITO (MG)
  10. MORRO DO PILAR (MG)
  11. OURO PRETO (MG)
  12. PEDRA DOURADA (MG)
  13. PEDRINÓPOLIS (MG)
  14. RIO CASCA (MG)
  15. VARZELÂNDIA (MG)
  16. CABO FRIO (RJ)
  17. CARAPEBUS (RJ)
  18. COMENDADOR LEVY GASPARIAN (RJ)
  19. ITAGUAÍ (RJ)
  20. SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA (RJ)
  21. ARROIO DO SAL (RS)
  22. NOVO BARREIRO (RS)
  23. REDENTORA (RS)

Como desbloquear o repasse?

Para desbloquear os recursos, o gestor deve identificar a instância que fez o congelamento e regularizar a situação. Os recursos não são perdidos de forma definitiva, permanecendo apenas congelados até que as pendências sejam solucionadas.

O Siafi armazena informações sobre execuções orçamentárias da União. Quando um município é incluído no sistema, recebe a restrição de ajuda financeira.

FPM: primeiro decêndio de maio

Nesta sexta-feira (9), as prefeituras do país dividiram a primeira parcela de maio do FPM, totalizando R$ 8,6 bilhões. No mesmo período do ano passado, o total foi de R$ 7,7 bilhões.

Quais são suas opiniões sobre o bloqueio do FPM? Compartilhe suas ideias nos comentários. É fundamental que suas voz e experiências sejam ouvidas!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretor diz que B3 trabalha para ficar de fora de taxação de bets e fintechs

André Milanez, diretor-executivo financeiro da B3, anunciou que a bolsa está em diálogo com líderes políticos e do setor para evitar...

Correios apresentam ao TCU plano de reestruturação e operação de crédito bilionária da empresa

Os Correios levaram ao Tribunal de Contas da União (TCU) um plano ambicioso para reestruturar a empresa estatal, que prevê uma operação de...

Galípolo diz que BC não indicou próximos passos: ‘Se entendeu algum sinal, entendeu errado’

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, confirmou recentemente que a instituição não deixou claro quais serão os próximos passos na política monetária....