HPV: vacinação é forma mais eficaz de proteção

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Você sabia que existe uma vacina capaz de fornecer proteção contra o câncer? A vacina contra o HPV, ou Papilomavírus Humano, é uma das soluções mais eficazes na luta contra essa infecção sexualmente transmissível, que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Este vírus pode levar a condições sérias, desde verrugas genitais até câncer em locais como colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

Uma das características mais periculosas do HPV é a sua silenciosa presença. Muitas vezes, o vírus permanece no organismo por meses ou até anos, sem causar sintomas visíveis. Por isso, a vacinação é a forma mais segura de prevenção. Embora o uso de preservativos diminua o risco de contágio, a vacina é essencial para garantir a proteção total.

Elis Martins, uma artesã de 36 anos em Brasília, compartilha sua experiência e faz um apelo poderoso: “Hoje, quase 20 anos depois de ter contraído HPV, vejo a importância de alertar os jovens sobre a necessidade da vacinação. É fundamental falar sobre como essa vacina é segura e eficaz. Que todos se informem e se protejam.”

A vacinação é recomendada principalmente para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com uma dose única. Além disso, o Ministério da Saúde implementa estratégias nas escolas para alcançar jovens de até 19 anos que não foram vacinados. O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, destaca a importância dessa abordagem conjunta: “Ao vacinarmos nas escolas, aumentamos a adesão, garantindo que os adolescentes estejam protegidos.”

O Brasil está comprometido em eliminar o câncer do colo do útero, e para isso, uma das metas é atingir 90% de cobertura vacinal contra o HPV. Faça parte dessa luta! Se você ou alguém que você conhece se encaixa nas indicações de vacinação, procure uma Unidade Básica de Saúde e garanta a imunização.

Participe do movimento nacional pela saúde e segurança de todos. Comente abaixo suas experiências ou dúvidas sobre a vacina HPV e ajude a propagar a informação!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...