TCDF: obras públicas do DF serão fiscalizadas com imagens de satélite

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Joel Rodrigues/Agência Brasília

Obra - Metrópoles
1 de 1 Obra – Metrópoles

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) firmou uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para fiscalizar obras públicas no DF usando imagens de satélite.

O acordo, assinado pelo presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, e o ministro Ricardo Lewandowski, visa implementar o Programa Brasil M.A.I.S. (Meio Ambiente Integrado e Seguro).

“Queremos garantir que o dinheiro público seja bem aplicado. E, para isso, vamos tornar as fiscalizações ainda mais eficientes e com menor custo”, destacou Manoel de Andrade.

Coordenado pela Polícia Federal (PF), o programa disponibiliza imagens de satélite e avançadas ferramentas geoespaciais.

Os auditores do TCDF poderão monitorar extensas áreas em alta resolução, facilitando o acompanhamento remoto de locais de difícil acesso.

As imagens de satélite ajudarão na fiscalização de:

  • Grandes obras públicas;
  • Mapeamento da infraestrutura urbana e rural;
  • Análise da expansão de áreas metropolitanas;
  • Identificação de ocupações irregulares e modificações do solo.

Essa iniciativa promete reduzir a necessidade de vistorias presenciais, diminuindo custos operacionais e permitindo auditorias mais frequentes e eficazes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quanto ganhava funcionária fantasma empregada por André Fufuca

Caso envolvendo uma funcionária fantasma na Câmara dos Deputados traz à tona remuneração de R$ 14,1 mil, somando salário e auxílio alimentação. Katiane...

Presidente eleito, Kast comemora e promete “restaurar” a lei no Chile

José Antonio Kast foi eleito presidente do Chile no segundo turno, com 58,2% dos votos, conforme dados do Serviço Eleitoral (Servel). O ultraconservador...

Eliminação de Fluminense e Cruzeiro “tiram” Libertadores do São Paulo

Nada de Libertadores para o São Paulo em 2026. O tricolor paulista terminou o Brasileirão na 8ª posição e dependia de um título...