Tensão entre Índia e Paquistão continua após anúncio de cessar-fogo mediado pelos EUA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Apesar do anúncio de um cessar-fogo “total e imediato” pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os confrontos na Caxemira reacenderam horas depois. Nova Délhi acusou Islamabad de violar a trégua, enquanto o Paquistão reafirmou seu compromisso com o acordo, negando as acusações. A trégua se seguiu a quatro dias de intensos combates que resultaram em pelo menos 60 mortes na fronteira e em áreas disputadas da Caxemira.

O conflito se intensificou após um ataque em 22 de abril, que deixou 26 turistas mortos na Caxemira administrada pela Índia. Nova Délhi responsabilizou o grupo armado Lashkar-e-Taiba, enquanto Islamabad rejeitou essa acusação. O secretário de Relações Exteriores da Índia, Vikram Misri, argumentou que seu país respondeu “adequadamente” às violações, ao passo que o Paquistão pediu moderação e enfatizou seu compromisso com o cessar-fogo.

Após o anúncio da trégua, testemunhas em Srinagar relataram explosões, levando o ministro-chefe Omar Abdullah a questionar o que havia ocorrido. O secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou a iniciativa e expressou esperança de que a trégua resultasse em um acordo duradouro. Outros países, como Reino Unido e Irã, também celebraram a trégua e pediram diálogos.

O cessar-fogo foi mediado pelos EUA após reuniões entre o secretário de Estado Marco Rubio, o vice-presidente JD Vance e autoridades indianas e paquistanesas. As partes concordaram em iniciar negociações em local neutro. As consequências do recente conflito incluem perdas humanas, danos econômicos e destruição de equipamentos militares, com ambos os lados relatando abates de drones e caças.

Desde 1947, Índia e Paquistão têm enfrentado várias guerras pela Caxemira. A tensão aumentou em 2019, quando o governo indiano retirou a autonomia da região, exacerbando a revolta e a atividade de grupos armados locais. O que você acha sobre a atual situação? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercosul e União Europeia assinam acordo de livre comércio após 25 anos de negociações

Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e União Europeia assinaram neste sábado, 17 de janeiro de 2026, um acordo de livre comércio após...

Milei anuncia que foi convidado por Trump para integrar ‘conselho de paz’ para Gaza

O presidente da Argentina, Javier Milei, informou neste sábado, 17 de janeiro de 2026, que recebeu um convite do presidente dos Estados Unidos,...

Trump ameaça Europa com novas tarifas para forçar compra da Groenlândia

Trump ameaça tarifas para pressionar compra da Groenlândia O presidente dos EUA, Donald Trump, elevou o tom ao pressionar pela aquisição da Groenlândia, anunciando...