Saiba como a política tarifária de Trump também afeta a moda circular

Publicado:

O pacote de tarifas do presidente Donald Trump, anunciado em abril de 2025, está afetando diversas áreas da economia, incluindo a moda. Apesar da expectativa de que isso impulsionasse o mercado de moda circular, o setor enfrenta desafios significativos.

Os esforços de Trump para proteger empregos nos EUA incluem uma tarifa de 10% sobre produtos importados, o que tem encarecido a produção de novas roupas. Como resultado, comerciantes têm buscado alternativas, como modelos de revenda e aluguel, valorizando produtos já existentes.

Foto com cor. Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Metrópoles
A política tarifária dos Estados Unidos tem impacto na economia global

Entretanto, a moda circular também sofre com o aumento dos custos de matéria-prima e restrições à importação. As tarifas criam obstáculos que afetam a produção e a circulação de produtos reutilizados.

O cenário para o consumidor estadunidense mudou. Inicialmente, a moda circular parecia uma opção viável para evitar tarifas, mas à medida que os efeitos se espalham, até mesmo este segmento sente os impactos. O aumento dos custos de transporte, manutenção de estoques e insumos para a restauração de roupas de segunda mão prejudica a competitividade.

Além de ser uma alternativa mais acessível, o consumo responsável enfrenta barreiras econômicas e culturais. O público está relutante em investir, priorizando necessidades básicas em meio a incertezas econômicas e receios de recessão.

Foto com cor. Moda circular ganha força nos Estados Unidos - Metrópoles
Embora o discurso em torno da moda consciente tenha ganhado mais visibilidade, o consumo responsável ainda enfrenta barreiras culturais e econômicas

Assim, as tarifas de Trump, que visam proteger o mercado interno, geraram efeitos colaterais significativos na moda. Tanto a indústria tradicional quanto a moda circular lidam com aumentos de custos e retração no consumo. Em meio a essa instabilidade, a moda circular ainda é relevante, mas precisa de apoio para alcançar seu potencial transformador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-delegado assassinado em SP era considerado inimigo n° 1 do PCC

O ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, de 64 anos, foi executado a tiros na noite de segunda-feira, 15...

O craque fantasma: traficante que se infiltrou no futebol para fugir da lei

O traficante Sebastián Marset construiu uma carreira criminal baseada na capacidade de se transformar em quem fosse necessário. Como líder do Primeiro Cartel...

Estatal manda demitir funcionário que gritou “sem anistia” a Tarcísio

Ivan Paixão, professor e economista de 40 anos, foi demitido na segunda-feira, dia 8 de setembro, de uma consultoria vinculada à Companhia de...