Congresso tem semana de recesso branco com deputados e senadores no exterior

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

(FOLHAPRESS) – Com Davi Alcolumbre, presidente do Senado, e Hugo Motta, da Câmara, fora do país, o Congresso terá mais uma semana esvaziada, com recesso informal para todos os deputados federais.

Motta participará de um fórum em Nova York, ao lado de líderes de PL, PP e MDB, enquanto o presidente do STF e o governador de São Paulo também estão na agenda. Com isso, a Câmara terá uma atividade reduzida, sem votações no plenário.

Essa pausa se justifica pelo esforço anterior em aprovar medidas polêmicas, como o aumento no número de deputados e a suspensão da ação penal contra Alexandre Ramagem, cuja decisão do Supremo já foi desfavorável.

Durante a semana, estão previstas algumas sessões de homenagens e audiências públicas em comissões, mas poucos eventos significativos. No Senado, ao menos 10 senadores têm autorização para viajar, com a maioria com custos públicos, participando de fóruns em Nova York e uma missão em Washington.

O aumento na participação de congressistas em eventos no exterior tem sido notável, com gastos que ultrapassaram R$ 600 mil no ano passado. Além disso, senadores como Magno Malta e Damares Alves planejam visitar brasileiros na Argentina que fugiram após os ataques de 8 de janeiro, com inspeções em presídios locais.

Alcolumbre está na Rússia com o presidente Lula, que busca reforçar laços com o Congresso em um momento complicado, dado o clamor da oposição por investigações sobre fraudes no INSS. O Palácio do Planalto busca desacelerar essas demandas.

Esse cenário também levou à demissão de Carlos Lupi e à saída da bancada do PDT do apoio ao governo, enquanto o novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, deve comparecer ao Senado para discutir as questões recentes na Comissão de Fiscalização e Controle.

Alcolumbre também está trabalhando em um projeto alternativo à anistia dos golpistas, propondo que apenas aqueles que não estavam envolvidos no planejamento tenham penas reduzidas, em vez de um perdão amplo.

Essa é a terceira viagem de Alcolumbre com Lula em pouco mais de um mês, após missões ao Japão e ao Vietnã, além do velório do Papa Francisco no Vaticano.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copa do Brasil: CBF divulga detalhes sobre o sorteio da primeira fase

A entidade que rege o futebol nacional anunciou que o sorteio da fase inicial do torneio acontecerá na quarta-feira (28/1). Deixe nos comentários o...

Presidente do TRE, Abelardo da Matta destaca machismo no processo eleitoral: “Se faz violência a mulher antes, durante e após a eleição”

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Abelardo Paulo da Matta Neto, disse em entrevista ao JusPod, podcast jurídico do Bahia...

Carnaval de SP terá show de Ivete Sangalo em bloco de rua pela 1ª vez

Ivete Sangalo fará sua primeira apresentação em um bloco de rua do Carnaval de São Paulo, conforme anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes. O...