PF mira rede de lavagem de propina em nova fase de operação sobre venda de sentenças no STJ

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (13), a 5ª fase da Operação Sisamnes, voltada a um suposto esquema de venda de sentenças no STJ (Superior Tribunal de Justiça), envolvendo servidores públicos.

O intuito é aprofundar as investigações sobre lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa.

O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou 11 mandados de busca e apreensão, bloqueio de bens somando cerca de R$ 20 milhões e a proibição dos investigados de deixarem o país, com a apreensão de passaportes.

A PF revelou que uma rede financeira-empresarial foi criada para ocultar a origem ilícita das propinas que garantiram decisões judiciais no STJ, visando romper a conexão direta entre os corruptores e os servidores corrompidos.

Em novembro de 2024, a operação já havia cumprido 23 mandados de busca e um de prisão, abrangendo advogados, lobistas e magistrados suspeitos de vender decisões judiciais.

Os alvos incluíam desembargadores do TJ-MT (Tribunal de Justiça do Mato Grosso) e assessores dos ministros do STJ, além de um lobista identificado como Andreson de Oliveira Gonçalves, intermediário entre advogados e servidores públicos.

Como você vê a evolução deste caso? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA planeja reduzir o número de agentes do ICE em Minnesota

O governo dos Estados Unidos planeja reduzir o número de agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) na região metropolitana...

Haddad afirma que sairá do governo em fevereiro, mas não define data enquanto ajusta time que seguirá na Fazenda

Em entrevista ao site Metrópoles, na manhã desta quinta-feira (29), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que deixará o governo Lula em...

Haddad sobre candidatura: “Estou comemorando a Gleisi ter me elogiado”

Resumo para SEO: Haddad x Gleisi Hoffmann, disputa de candidaturas e mudanças no time econômico do governo responsabilizam o PT, com Durigan cotado...