Irritado com vazamento, Lula diz ter pedido ajuda a Xi Jinping com TikTok

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No último dia de sua viagem à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seu desconforto em relação ao vazamento de uma pergunta feita pela primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, durante uma reunião com o líder chinês, Xi Jinping. Em coletiva, Lula revelou ter solicitado ajuda ao presidente chinês para tratar de “questões digitais”, especificamente sobre o TikTok.

O presidente enfatizou que sua intenção era discutir a regulamentação das redes sociais e defendeu Janja, que havia levado à reunião um assunto relacionado ao impacto da rede social sobre mulheres e crianças. Lula afirmou que Xi Jinping respondeu que o Brasil tem a autonomia necessária para regular ou até banir plataformas de redes sociais.

Durante o encontro, a primeira-dama tornou-se o centro de atenção ao abordar o TikTok, o que, segundo relatos, causou desconforto entre os presentes. Lula questionou como essa conversa confidencial vazou para a imprensa, expressando sua indignação com a falta de discrição.

Este episódio se junta a outros momentos controversos envolvendo Janja desde o início do atual mandato de Lula. Críticas têm surgido tanto da oposição quanto de aliados sobre a falta de clareza nas despesas de viagens internacionais da primeira-dama e suas intervenções em assuntos de governo, incluindo publicidade e economia.

Lula também afirmou que, caso algum ministro estivesse incomodado durante a reunião, poderia ter se retirado. Ele observou que a política digital da China é extremamente rigorosa, com um controle severo das redes sociais e da internet por meio do sistema conhecido como “Grande Firewall”.

Sobre seu pedido a Xi Jinping, Lula classificou como “normal” a iniciativa de trazer um especialista para discutir as questões digitais. Ele reforçou a urgência de regulamentar o uso das redes sociais no Brasil, diante dos “absurdos” que acontecem online.

O debate sobre a regulação das redes sociais no Brasil voltou a ser relevante, especialmente após ações do Supremo Tribunal Federal e da Advocacia-Geral da União. O tema continua sem avanços no Congresso, desde o engavetamento do Projeto de Lei das Fake News em 2023. Especialistas ressaltam a importância do Legislativo no desenvolvimento de novas regras, prioritariamente em defesa da liberdade de expressão.

O que você acha deste episódio envolvendo Lula e Janja? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Vai tomar um pau danado”, diz Nunes sobre chances de Haddad em SP

JFDiorio/Prefeitura de SP O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), reagiu ao ser questionado se o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), teria...

Cristiano Ronaldo ultrapassa a marca de 500 gols após os 30 anos. Veja os gols

Al-Nassr vence com dois gols de Cristiano Ronaldo e assume a liderança do Campeonato Saudita após empate entre Al-Hilal x Al-Ittihad

Sem Bobby Charlton, Endrick elege os melhores jogadores da história. Veja vídeo

Eleito melhor jogador do mês de janeiro do Campeonato Francês, Endrick elegeu o "Monte Rushmore do futebol"