Mortes no trânsito crescem 30% na Bahia em cinco anos; estado é o segundo com mais óbitos por acidentes com moto

Publicado:

Entre 2018 e 2023, a Bahia viu um alarmante aumento de 30% nas mortes no trânsito, elevando o total de 2.112 para 2.747 vítimas. O estado se tornou o terceiro no ranking nacional de óbitos por acidentes viários, atrás de São Paulo (5.022) e Minas Gerais (3.249), segundo dados do Atlas da Violência, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Esse estudo, baseado no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, contabiliza todas as mortes de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas.

Um ponto preocupante é o elevado número de mortes em acidentes com motocicletas. Em 2023, 938 óbitos foram registrados, representando 34,2% do total de fatalidades no trânsito da Bahia. Com isso, o estado ocupa a segunda posição no país em mortes de motociclistas, ultrapassando o alarmante número de São Paulo, que lidera com 1.719 casos.

É significativo ressaltar que essa é a primeira vez que a Bahia alcança a vice-liderança nesse tipo de ocorrência, após um aumento de 35,3% nos casos entre 2013 e 2023.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pretinho da Serrinha desiste de nome de turnê após notificação de banda baiana, diz colunista

O cantor Ângelo Vitor Simplício da Silva, conhecido como Pretinho da Serrinha, teve que alterar o nome...

Semana tem anistia em discussão no Congresso, decisão do BC sobre taxa de juros e ida do “Careca” na CPMI do INSS

Após o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, a atenção em Brasília se...