Pedidos de reembolso ao INSS passam de 1 milhão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram mais de 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados realizados por entidades associativas.

Até agora, 1.051.238 segurados formalizaram a contestação na plataforma Meu INSS ou pelo canal 135. O número de pessoas que confirmou a autorização dos descontos foi de 17.963. Os dados foram divulgados na quinta-feira (15) pelo INSS até as 17h.

Esta iniciativa é recente, com apenas dois dias de funcionamento, permitindo que beneficiários consultem os descontos realizados nos últimos anos e abram um processo administrativo para reembolso.

As contestações abrangem 41 entidades associativas, ligadas ao INSS. Desde terça-feira (13), cerca de nove milhões de segurados foram notificados sobre os descontos, podendo verificar a entidade responsável pelo desconto por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas disponível no aplicativo.

INVESTIGAÇÃO
Os descontos estão sob investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU), que apuram a atuação de organizações criminosas que associam segurados do INSS sem autorização.

Desde o lançamento do serviço, mais de 4,3 milhões de usuários consultaram a plataforma Meu INSS. O prazo para solicitar reembolso é indeterminado.

Entidades que tiverem descontos contestados devem apresentar documentação que comprove a adesão voluntária dos segurados em até 15 dias úteis. Se necessário, o valor será repassado ao Tesouro Nacional para devolução aos segurados.

Mensagens tranquilizando aqueles sem descontos “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício” foram enviadas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de homicídio em Vila Portela morre em tiroteio com a polícia no Centro de Teixeira de Freitas

Suspeito morto em tiroteio liga homicídio de Vila Portela a operação policial em Teixeira de Freitas Um homem, apontado como um dos suspeitos do...

Golpistas cobram R$ 33 mil para “matar” investigação que não existe

Resumo para SEO: Empresário do Distrito Federal foi vítima de extorsão por golpistas que fingiam ser agentes da Polícia Federal. Eles cobraram R$...

Homem de 44 anos é executado a tiros no centro do distrito de Itabatã, em Mucuri

Mucuri: um homem de 44 anos foi morto a tiros na noite de sexta-feira, 16, na Rua do Meio, no bairro Madureira, distrito...