Conheça a história de Matheus Vidal, baiano campeão mundial de Slackline na Bélgica

Publicado:

Matheus Vidal, conhecido como o “Mago do Equilíbrio”, conquistou o título de campeão mundial de Slackline na Copa Mundial realizada na Bélgica, em abril. Ele não apenas garantiu o primeiro lugar como também quebrou o recorde mundial, completando a prova em 46 segundos e 76 milésimos.

Natural de Itamaraju, Matheus começou a praticar a modalidade Highline há 8 anos. Em entrevista, ele compartilhou como se preparou para a competição: “Eu já conhecia a maioria dos meus adversários. Para estar em forma, treinei intensamente nos meses que antecederam a competição. Sabia que estava pronto para mostrar meu potencial. Enfrentei desafios, como o frio, já que estamos acostumados com o calor baiano.”

“Meu principal adversário era o Sascha Grill da Alemanha. Pensei que já havia conquistado o segundo lugar, mas decidi dar o meu melhor. Se ele fosse mais rápido, mereceria a vitória. Foquei em meu desempenho,” contou o atleta.

WhatsApp Image 2025 05 15 at 18.05.03.

Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

Matheus revelou que seu primeiro contato com o Slackline ocorreu ao se mudar para Uberlândia, onde adquiriu equipamentos e iniciou sua trajetória como atleta. “Minha família é humilde e sempre trabalhei para ajudar em casa. Demorei dois anos para decidir me tornar profissional, até que em 2018 pedi demissão e fui atrás do meu sonho na escola de circo,” explicou.

WhatsApp Image 2025 05 15 at 18.05.09.

Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

O ESPORTE

O Slackline, inicialmente uma prática de escaladores dos EUA na década de 80, ganhou popularidade no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Usando uma fita de nylon suspensa a cerca de 30 centímetros do chão, os atletas buscam o equilíbrio. O esporte tem diversas modalidades, como Longline e Yogaline, além do Highline, que Matheus pratica.

“No Slackline, montamos uma fita de aproximadamente 5 centímetros de largura entre dois pontos para equilibrar. Existem várias vertentes, como acrobacias e o Highline, que é praticado entre altitudes como prédios e montanhas,” detalhou Matheus.

O próximo desafio do “slackliner” será a Copa Mundial em Paris, programada para os dias 13 a 15 de junho, onde representará a Bahia com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de ferro-velho é preso pela 2° vez em Camaçari; suspeito é acusado de tentativa de homicídio

O proprietário de um ferro-velho no bairro de Pirajá, em Salvador, Marcelo Batista, foi preso neste sábado (4) na localidade de Jauá, em...

Veículos “desaparecem” após colisão em Guanambi

Um acidente envolvendo duas motocicletas deixou três pessoas feridas em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (2). O incidente, que ganhou...

Suspeito de estupro de vulnerável contra filha é preso em Araci

Um homem de 48 anos foi preso durante a Operação "Chega de Abuso", realizada em Araci, na Bahia. Ele é acusado de abusar...