Governo do estado retira apoio e cancela show de banda que ataca Bolsonaro após ação de deputado

Publicado:

O governo do estado suspendeu o apoio e cancelou o show da banda “BozoKill”, que estava agendado para este domingo (18) no Largo Tereza Batista, em Salvador. A decisão foi motivada por uma ação do deputado estadual Diego Castro (PL), que contestou o uso de recursos públicos para financiar apresentações com conteúdo político agressivo.

Na ação, Castro acusou o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) de promover “discurso de ódio” por meio do apoio a bandas, como a BozoKill, que incluem músicas como “Mate um Minion Hoje”. Os versos levantam críticas diretas a figuras públicas, incluindo o escritor Olavo de Carvalho.

O deputado argumentou que “o dinheiro do contribuinte não pode ser usado para atacar adversários políticos” e responsabilizou o governador por aprovar o patrocínio, além de ter protocolado uma denúncia no STF com base em declarações que, segundo ele, fomentam a intolerância política.

Em resposta à polêmica, a produtora Bicicleta, organizadora do evento, anunciou a transferência do show para a casa de eventos The Green House Music, removendo o logotipo do governo dos materiais promocionais.

A banda também se manifestou nas redes sociais, afirmando que continuará com o evento mesmo sem apoio institucional e declarando que “a censura não venceu”.

No Carnaval, o deputado Leandro de Jesus (PL) já havia tentado suspender a apresentação da BozoKill, alegando que suas músicas promovem um discurso de ódio. Parte das letras trazia provocações a bolsonaristas e fazia referências desabonadoras a Olavo de Carvalho.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) esclareceu que tinha autorizado o uso do palco para o show da banda “Surra”, mas com a inclusão da BozoKill, o governo decidiu cancelar o evento por incompatibilidade com as normas que regulam os Espaços Culturais.

O cancelamento foi justificado pela repercussão negativa das imagens de divulgação da banda, o que infringiu a Instrução Normativa e o Termo de Acordo que proíbem a promoção de conteúdo com qualquer tipo de preconceito ou discriminação de viés político.

Fique atento e compartilhe sua opinião sobre essa decisão nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM-BA prende dupla e recupera carro roubado durante ronda em Candeias

Na manhã desta quarta-feira (5), a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) prendeu dois homens e recuperou um carro roubado durante uma ronda na...

Aline Barros e Bruna Karla são confirmadas em festival gratuito em São Sebastião do Passé

Grandes nomes da música evangélica estarão em destaque na 4ª edição do Festival de Cultura Evangélica, que acontecerá em São Sebastião do Passé,...

Com melhora em quadro de saúde, deputada estadual Ivana Bastos segue internada na Semi-UTI

A Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) divulgou nesta quinta-feira (6) uma atualização sobre a saúde da deputada Ivana Bastos, que ocupa...