Alckmin se encontra com papa Leão XIV e entrega carta de Lula com convite para COP-30

Publicado:

Neste domingo, dia 18, um marco histórico ocorreu na Praça São Pedro: a missa inaugural do pontificado de Leão XIV. Em meio a um público imenso, o novo papa cumprimentou dignitários de várias nações, incluindo o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin. Com um gesto respeitoso, Alckmin beijou a mão do pontífice e entregou uma carta do presidente Lula, convidando-o para a COP-30, que acontecerá em novembro em Belém, Pará. Detalhes sobre o conteúdo da carta não foram divulgados.

A proatividade do Brasil em engajar o papa nas discussões sobre mudanças climáticas é notável. Na última quinta-feira, o cardeal Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, já havia conversado com Leão XIV sobre ações planejadas para a COP-30, em colaboração com o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).

Leão XIV, que sucedeu o papa Francisco, parece determinado a seguir a linha de seu antecessor, priorizando a luta contra as mudanças climáticas. Francisco havia confirmado presença na COP-28, mas sua viagem foi cancelada devido a uma infecção pulmonar.

Durante o breve encontro, que durou apenas alguns segundos, as palavras trocadas permaneceram inaudíveis, mas a presença de Alckmin foi um símbolo do esforço brasileiro em unir vozes e iniciativas em prol da proteção ambiental. No dia anterior, o vice-presidente também encontrou cardeais brasileiros, onde fez um gesto carinho ao presenteá-los com uma camisa do Santos, mencionando com entusiasmo que era o time de Pelé.

A cerimônia foi um momento solene para Leão XIV, que recebeu a estola de lã de cordeiro e o anel do pescador, símbolos da liderança e serviço pastoral. Dentre os muitos dignitários presentes, notáveis nomes como JD Vance, vice-presidente dos EUA; Dina Boluarte, presidente do Peru; e Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia, se uniram em um apelo coletivo pela paz. Ao final da missa, Leão XIV fez menção aos “irmãos e irmãs que sofrem por causa das guerras”, ecoando a necessidade urgência de compaixão em tempos de conflito.

Esse encontro não só reforça a união de líderes mundiais em torno da causa climática, mas também destaca a importância do diálogo inter-religioso e da colaboração global para enfrentar os desafios do nosso tempo. O que você acha do papel da Igreja nas mudanças climáticas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procuradora que processou Trump é indiciada por fraude hipotecária

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, conhecida por seus processos contra o ex-presidente Donald Trump, foi indiciada nesta quinta-feira por...

Governo de Israel aprova acordo de libertação de reféns com cessar-fogo

O gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu deu luz verde a um acordo que visa a libertação de reféns mantidos pelo Hamas. A...

Promotor diz que quase todos os suspeitos de triplo feminicídio na Argentina estão presos

Quase todos os suspeitos de envolvimento no triplo feminicídio que chocou a Argentina nas últimas semanas estão agora em prisão preventiva. O promotor...