Instituto Pedro Mello evita emissão de 30 documentos de identidade fraudados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) desempenhou um papel crucial na proteção da integridade da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ao evitar, entre janeiro e abril, 30 tentativas de fraudes. Essas ações criminosas visavam obter documentos utilizando dados falsos ou até mesmo informações de terceiros, demonstrando a audácia dos fraudadores.

A eficácia do IIPM é atribuída ao rigoroso procedimento de verificação e à implementação de um novo sistema de identificação civil, que entrou em operação na Bahia em julho de 2024. Este sistema avançado permite a checagem de dados biométricos, assegurando que uma pessoa que solicita um novo RG não tenha informações conflitantes nos registros anteriores.

“Estamos utilizando uma avaliação multibiométrica, onde cruzamos dados como impressões digitais, fotografias, nomes e filiação”, esclareceu Gabriel Pereira de Araújo, Coordenador de Investigação e Verificação do IIPM. Essa tecnologia é fundamental para identificar tentativas de fraude antes que resultem na emissão indevida de documentos.

Caso uma tentativa de fraudes seja confirmada, são gerados relatórios que são enviados à Polícia Civil, Receita Federal e INSS. Bruno Fróes, Diretor do Pedro Mello, destacou a importância desses esforços: “Queremos cada vez menos tentativas fraudulentas, pois sabemos que os fraudadores buscam brechas. Com um sistema cada vez mais qualificado, estamos prontos para identificar e conter essas situações.”

Essa reportagem revela um trabalho fundamental na luta contra a fraude de identidade. O que você pensa sobre as medidas de segurança implementadas? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar prende homem por tentativa de estupro em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas registra mais uma ocorrência envolvendo violência contra a...

STF invalida cotas regionais da Universidade do Estado do Amazonas por unanimidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade de dispositivos da legislação do Amazonas que estabeleciam reservas de vagas na Universidade...

Marcão do Povo vai à Justiça contra Ludmilla após desabafo da cantora nas redes sociais

Meta description: Marcão do Povo acusa Ludmilla; Polícia Civil de Barueri abre inquérito após notícia-crime; STJ mantém absolvição do jornalista em caso de...