Tesouro dos EUA sanciona líderes de cartel do México por terrorismo e tráfico de armas

Publicado:

Um passo significativo foi dado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos ao sancionar, nesta quarta-feira (21), dois líderes do Cartel del Noreste (CDN), também conhecidos como Los Zetas. Classificado como uma organização terrorista estrangeira, o CDN é considerado uma das facções de tráfico de drogas mais violentas do México, com uma presença marcante na fronteira entre Laredo (EUA) e Nuevo Laredo (México).

As sanções atingem Miguel Angel de Anda Ledezma e Ricardo Gonzalez Sauceda, figuras centrais na operação do cartel. De Anda Ledezma é responsável pela supervisão da compra de armas e munições, coordenando entregas para Nuevo Laredo através de intermediários com operações nos Estados Unidos. Um exemplo alarmante do potencial destrutivo desse tráfico remonta a março de 2024, quando uma arma adquirida por ele foi recuperada após um ataque do CDN ao Exército mexicano.

Por sua vez, Sauceda, que foi o segundo no comando do cartel até ser preso em fevereiro, liderava um braço armado do CDN e estava profundamente envolvido em atos de violência contra as forças de segurança. A prisão dele descobriu não apenas um fuzil e uma pistola, mas também 300 gramas de metanfetamina e 1.500 comprimidos de fentanil – evidências do alcance e da gravidade das operações do cartel.

As sanções são uma parte essencial da estratégia do governo de Donald Trump para desmantelar os cartéis que ameaçam a segurança e a integridade das comunidades em ambos os lados da fronteira. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, enfatizou que o CDN e seus líderes têm intimidado e sequestrado inocentes, perpetuando um ciclo de terror nas regiões que controlam. As medidas foram tomadas sob ordens executivas que visam combater o tráfico de drogas e o terrorismo.

O que você pensa sobre a atuação do governo dos EUA contra os cartéis mexicanos? Deixe seu comentário e participe da discussão!

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reino Unido, Canadá e Austrália anunciam reconhecimento formal do Estado da Palestina

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou no último domingo, 21 de setembro de 2025, o reconhecimento formal do Estado da Palestina....

Cinco pessoas, incluindo três crianças, morrem em ataque israelense com drone no Líbano

Um ataque aéreo israelense no sul do Líbano resultou na morte de pelo menos cinco pessoas, entre elas três crianças. O incidento ocorreu...

Trump lidera homenagem ao ativista conservador Charlie Kirk

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e funcionários de alto escalão do governo participaram de uma homenagem a Charlie Kirk no último...