Israel bombardeia o sul do Líbano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na manhã do dia 22 de maio de 2025, a tensão no sul do Líbano alcançou um novo patamar quando um ataque aéreo israelense atingiu um prédio na cidade de Toul. O exército israelense havia emitido um alerta de evacuação, prevendo ações contra militantes do Hezbollah, e a mídia estatal libanesa rapidamente divulgou a notícia.

Apesar da trégua estabelecida em novembro, que visava conter a escalada de conflitos entre Israel e o Hezbollah, os ataques aéreos persistem. Enquanto não confirmavam o ataque específico em Toul, as forças israelenses relataram bombardeios em outras áreas, resultando na morte de um combatente do Hezbollah. A Agência Nacional de Notícias do Líbano identificou o ataque como um ato do “inimigo israelense”, visando uma construção que, segundo relatos, servia como base para militantes.

O exército israelense emitiu uma “advertência urgente”, acompanhada de um mapa indicando a área de risco em 500 metros, alertando os moradores sobre as instalações utilizadas pelo Hezbollah. As instruções eram claras: “Evacuar estes edifícios de imediato”. Até o momento, não foram registradas vítimas no incidente.

Além disso, em uma declaração separada, o exército confirmou ter eliminado um membro da Força Radwan do Hezbollah em um ataque na área de Rab El Thalathine, a 17 km a sudeste de Toul. Embora o Líbano tenha noticiado a queda de um “mártir”, sua identidade ainda não foi revelada.

Essa nova onda de bombardeios ressalta a fragilidade da estabilidade na região, levando a comunidade internacional a questionar o futuro das relações entre Israel e o Hezbollah. O que você acha que poderia ser feito para promover a paz na região? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Partido de premiê do Japão deve garantir maioria na Câmara, projeta jornal

O Partido Liberal Democrata (PLD), liderado pela primeira-ministra Sanae Takaichi, caminha para uma vitória expressiva nas eleições para a Câmara Baixa do Japão...

Irã nega fim do enriquecimento de urânio mesmo sob ameaça de guerra com EUA

O Irã recusou abandonar o enriquecimento de urânio mesmo diante da ameaça de guerra com os EUA, mantendo firme seu programa nuclear e...

Ataques de Israel já deixaram mais de 72 mil palestinos mortos desde 2023

72.027 palestinos foram mortos pelos ataques das Forças de Defesa de Israel desde o início da ofensiva contra o enclave de Gaza, em...