Em cerimônia na AL-BA, Luís Roberto Barroso fala sobre cenário de polarização e intolerância no Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi homenageado com o Título de Cidadão Baiano e a Comenda 02 de julho, a mais alta honraria da Casa. Em seu discurso, Barroso abordou o preocupante cenário de polarização e intolerância que permeia a sociedade brasileira.

Ele destacou que a polarização é uma constante na história da humanidade, afirmando que as divergências de opinião sempre existiram. “Desde a Assembleia Nacional Francesa, havia aqueles que desejavam mais poderes para os monarcas e aqueles que lutavam por menos. A vida é feita de pessoas que pensam de maneira diferente, e isso é saudável”, explicou o jurista fluminense.

Contudo, Barroso enfatizou que o real problema não é a polarização em si, mas sim a intolerância que dela deriva. “O que causou os grandes conflitos não foi a existência de opiniões divergentes, mas o crescimento da intolerância e do extremismo. A ideia de que quem pensa diferente de mim é um cretino a serviço de uma causa escusa é uma forma perigosa de viver”, ressaltou, apontando a urgência de um diálogo respeitoso.

Para ilustrar sua mensagem, Barroso citou um verso do poeta espanhol Camus: “Nesse mundo traidor, nada é verdade ou mentira. As coisas têm a cura”. A frase encerra uma reflexão profunda sobre a necessidade de aceitação e empatia em tempos de divisão.

O que você acha sobre a polarização e a intolerância no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos juntos abrir espaço para o diálogo construtivo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marido estrangula mulher até a morte após briga por causa de abacates

Reprodução/Instagram Uma mulher identificada como Maria Jucineide foi assassinada pelo marido na manhã deste sábado (27/12), no bairro Jutaí, em Santarém (PA), depois de...

Desconfiada, família abre caixão em velório e descobre troca de corpos

Velório em Capinzal: família descobre que velava um desconhecido após troca de corpos Antonio Hugo/Getty Images No último dia 23, um velório em Capinzal, município...

Colisão frontal e corpos de vítimas carbonizados: o que se sabe sobre acidente na BR-101 que matou 11 pessoas

Mucuri, BA - 11 pessoas morreram após uma colisão entre uma minivan e uma caminhonete S-10 na BR-101, no km 953, a poucos...