Fim da sirene de recreio? AL-BA aprecia PL que propõe substituir sinais sonoros por músicas suaves em escolas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) está prestes a discutir um Projeto de Lei inovador: a proposta de substituir os tradicionais sinais sonoros de recreio por músicas suaves nas escolas públicas estaduais. O objetivo é criar um ambiente mais acolhedor para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que frequentemente lidam com hipersensibilidade auditiva.

De autoria do deputado Matheus Ferreira (MDB), a iniciativa busca evitar crises de pânico e colapsos emocionais que podem ser desencadeados por sons estridentes. Estudos inclusos na justificativa do PL revelam que entre 56% e 80% das pessoas com TEA reagem negativamente a barulhos altos, como sirenes e buzinas, o que ressalta a necessidade de transformar esses momentos em algo mais harmonioso.

“O barulho do sinal pode ser muito alto para que eles lidem com esse estímulo sem ter uma crise. O que é normal para pessoas neurotípicas pode ser um estímulo aversivo para uma pessoa autista. Esta proposta é um passo importante para garantir maior conforto e dignidade a esses alunos”, afirma Matheus Ferreira.

Se aprovada, a lei permitirá um prazo de 120 dias para que as escolas façam as adaptações necessárias. O descumprimento da norma acarretará multas que variam de 10 a 20 unidades de valor, dependendo da gravidade da infração. O dinheiro arrecadado será direcionado ao Fundo Estadual de Educação da Bahia.

A fiscalização da nova regra ficará a cargo dos órgãos competentes, enquanto o Executivo será responsável por sua regulamentação.

A prática já ganhou espaço em outras cidades do Brasil. Em Vila Velha, no Espírito Santo, a troca de sirenes por músicas suaves foi implementada no final de 2023. Um exemplo, em uma escola que já adotou a mudança, foi a recepção dos alunos com “Andar com fé” de Gilberto Gil, demonstrando a intenção de criar um ambiente tranquilo e acolhedor.

O que você acha dessa proposta? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa discussão sobre inclusão e bem-estar nas escolas!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bell, Daniela e mais: Confira a ordem do desfile dos trios na festa da Salvador FM na Barra

A festa em comemoração aos cinco anos da Salvador FM irá transformar a Barra em Carnaval antes mesmo do início oficial da folia....

Roberto Carlos sofre acidente em gravação do especial de fim de ano da Globo

Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial de fim de ano Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial de fim de ano...

Ana Castela revela complicação inesperada de doença. Entenda

Ana Castela atualizou os fãs neste domingo (14/12) sobre a saúde. Em postagens nas redes sociais, a cantora revelou ter conjuntivite, e contou...