6 azeites proibidos no Brasil: saiba quais sãos e o motivo da decisão

Publicado:


PROIBIÇÕES

Anvisa veta mais duas marcas de azeite nesta segunda-feira, 26

Por Redação

26/05/2025 – 23:20 h

Marcas de azeite são proibidas

Marcas de azeite estão proibidas –

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) intensificou sua fiscalização e, desde a semana passada, seis marcas de azeite enfrentam restrições severas. As novas proibições incluem a Grego Santorini e La Ventosa, que não poderão mais ser comercializadas, distribuídas ou utilizadas.

As proibições anteriores abarcaram as marcas Alonso, Quintas D’Oliveira, Almanara e Escarpas das Oliveiras, todas consideradas impróprias para consumo. A prática de seguir as diretrizes da Anvisa é fundamental para garantir a segurança alimentar no Brasil.

Entenda as proibições da Anvisa

Essas decisões da Anvisa têm como base a identificação dos produtos como alimentos corrompidos, adulterados ou falsificados. O descumprimento poderá levar a sérias consequências para os estabelecimentos que persistirem em sua venda, caracterizando infração grave. A proibição mais recente é um reflexo do compromisso da agência com a saúde pública.

Identificando azeites falsos

O azeite é um item habitual nas cozinhas brasileiras, mas sua alta demanda e preços crescentes tornam o consumidor alvo de fraudes. Para evitar comprar produtos adulterados, é essencial estar atento. Embora seja difícil reconhecer um azeite falsificado apenas pela embalagem, há algumas práticas que podem ajudar na escolha.

Priorize compras em estabelecimentos confiáveis e desconfie de preços muito abaixo da média, indicando potencial fraude. Verifique a embalagem para informações sobre o país de origem e envasamento; a recomendação é optar por produtos que tenham sido produzidos e envasilhados no mesmo local.

Compartilhe essa informação com seus amigos

Compartilhar no Email
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Siga nossas redes sociais

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa determina recolhimento de 78 cosméticos irregulares, incluindo produtos de cabelos, pele e higiene bucal 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira (6) o recolhimento de 78 cosméticos irregulares. Os produtos envolvem itens para cabelo,...

Inmet emite alerta laranja para declínio de temperatura em SP e outras sete regiões do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta laranja nesta terça-feira (7) para São Paulo e outros estados brasileiros, sinalizando um declínio...

Padilha evita falar sobre caso do rapper Hungria após divergências em exames de metanol

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, optou por não discutir o caso do rapper Hungria, de 34 anos, nesta terça-feira (7). Isso aconteceu...