6 azeites proibidos no Brasil: saiba quais sãos e o motivo da decisão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


PROIBIÇÕES

Anvisa veta mais duas marcas de azeite nesta segunda-feira, 26

Por Redação

26/05/2025 – 23:20 h

Marcas de azeite são proibidas

Marcas de azeite estão proibidas –

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) intensificou sua fiscalização e, desde a semana passada, seis marcas de azeite enfrentam restrições severas. As novas proibições incluem a Grego Santorini e La Ventosa, que não poderão mais ser comercializadas, distribuídas ou utilizadas.

As proibições anteriores abarcaram as marcas Alonso, Quintas D’Oliveira, Almanara e Escarpas das Oliveiras, todas consideradas impróprias para consumo. A prática de seguir as diretrizes da Anvisa é fundamental para garantir a segurança alimentar no Brasil.

Entenda as proibições da Anvisa

Essas decisões da Anvisa têm como base a identificação dos produtos como alimentos corrompidos, adulterados ou falsificados. O descumprimento poderá levar a sérias consequências para os estabelecimentos que persistirem em sua venda, caracterizando infração grave. A proibição mais recente é um reflexo do compromisso da agência com a saúde pública.

Identificando azeites falsos

O azeite é um item habitual nas cozinhas brasileiras, mas sua alta demanda e preços crescentes tornam o consumidor alvo de fraudes. Para evitar comprar produtos adulterados, é essencial estar atento. Embora seja difícil reconhecer um azeite falsificado apenas pela embalagem, há algumas práticas que podem ajudar na escolha.

Priorize compras em estabelecimentos confiáveis e desconfie de preços muito abaixo da média, indicando potencial fraude. Verifique a embalagem para informações sobre o país de origem e envasamento; a recomendação é optar por produtos que tenham sido produzidos e envasilhados no mesmo local.

Compartilhe essa informação com seus amigos

Compartilhar no Email
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Siga nossas redes sociais

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sete anos após tragédia de Brumadinho, Justiça prepara início das audiências para fevereiro

Sete anos após a tragédia de Brumadinho, a Justiça já define o cronograma das audiências que começam no dia 23 de fevereiro. O...

Polícia prende um dos suspeitos de assaltar Maria Prata, esposa de Pedro Bial

Polícia Civil de São Paulo prendeu neste sábado, 24 de janeiro de 2026, um dos suspeitos de envolvimento no assalto contra a jornalista...

Morre Constantino Júnior, fundador e presidente do conselho da GOL

Morreu neste sábado, 24 de janeiro de 2026, aos 57 anos, o empresário Constantino de Oliveira Júnior, fundador e atual presidente do Conselho...