Aniversário de Dorival Caymmi: Relembre sucessos do cantor que morou em Itapuã

Publicado:

Um dos maiores expoentes da música baiana, o soteropolitano Dorival Caymmi comemoraria 111 anos, nesta quarta-feira (30). Cantor, compositor, poeta e ator, Caymmi nasceu em 30 de abril de 1914, tendo falecido em 16 de agosto de 2008, há 16 anos. O artista que levou o nome do bairro de Itapuã para o mundo viveu em Salvador até os 24 anos, quando em 1938, resolveu se mudar para o Rio de Janeiro.

Admirador da cultura negra, Caymmi se destacou no final dos anos 30 pela forma única de tocar violão e lirismo de suas composições, influenciando amplamente o movimento musical da Bossa Nova. Com letras que demonstram a sua saudade e profunda conexão com a Bahia, relembre os maiores sucessos do artista:

  1. O Mar (1937)

Antes de se mudar para as terras cariocas, Caymmi compôs, no bairro de Itapuã – onde passou parte de sua infância, a música “O Mar” em 1937. Esta foi a primeira música da série de Canções Praieiras, coletânea lançada oficialmente em 1954, e se tornaria um grande sucesso.

  1. Maracangalha (1955)

“Maracangalha” foi composta por Caymmi em 1955 e se tornou um sucesso entre o público e a crítica carioca. A música compõe o álbum “Eu Vou Pra Maracangalha” lançado em 1957, recheado de influência no samba de roda baiano.

  1. Saudades da Bahia (1957)

Um ano após ter sido considerado um dos maiores compositores do país pela crítica de todo o país, Dorival compôs “Saudades da Bahia” em 1957, como um tributo às raízes baianas, quase 20 anos após sua chegada ao Rio de Janeiro. Conforme jornalistas da época, a música bateu recordes de vendas no ano em questão.

  1. Oração de Mãe Menininha (1972)

A música “Oração de Mãe Menininha” é uma homenagem à ialorixá Menininha do Gantois, líder do Terreiro Ilê Iyá Omi Axé Iyamassê no bairro da Federação, de quem era filho. Lançada em 1972, a canção foi regravada posteriormente por Maria Bethânia e Gal Costa em uma de suas versões mais reconhecidas.

  1. Modinha para Gabriela (1975)

Trilha sonora da novela, “Gabriela”, lançada pela TV Globo em abril de 1975, “Modinha para Gabriela” é baseada no romance “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado. Um dos hinos da música brasileira, a música voltou à vida na voz de Gal Costa, na década de 90 – versão que foi trilha sonora da segunda formatação do romance Jorge Amado nas novelas, exibida em 2012.

Quais músicas do Dorival Caymmi mais tocam você? Comente e compartilhe suas memórias!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil cria grupo de trabalho para padronizar investigações em unidades da Bahia; entenda

A Polícia Civil da Bahia iniciou uma transformação significativa com a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para desenvolver um "Modelo Integrado...

Polícia Civil interdita farmácias e apreende quase 49 mil medicamentos irregulares em Maragogipe

Em uma ação decisiva, a Polícia Civil da Bahia lançou a Operação Pharmaco, resultando na interdição de quatro farmácias em Maragogipe, incluindo o...

Movimentação econômica de Salvador tem queda de 8,7% em maio, aponta SEI

Em maio de 2025, a economia de Salvador enfrentou um cenário desafiador, com uma queda de 8,7% no Índice de Movimentação Econômica de...