Um dos maiores expoentes da música baiana, o soteropolitano Dorival Caymmi comemoraria 111 anos, nesta quarta-feira (30). Cantor, compositor, poeta e ator, Caymmi nasceu em 30 de abril de 1914, tendo falecido em 16 de agosto de 2008, há 16 anos. O artista que levou o nome do bairro de Itapuã para o mundo viveu em Salvador até os 24 anos, quando em 1938, resolveu se mudar para o Rio de Janeiro.
Admirador da cultura negra, Caymmi se destacou no final dos anos 30 pela forma única de tocar violão e lirismo de suas composições, influenciando amplamente o movimento musical da Bossa Nova. Com letras que demonstram a sua saudade e profunda conexão com a Bahia, relembre os maiores sucessos do artista:
- O Mar (1937)
Antes de se mudar para as terras cariocas, Caymmi compôs, no bairro de Itapuã – onde passou parte de sua infância, a música “O Mar” em 1937. Esta foi a primeira música da série de Canções Praieiras, coletânea lançada oficialmente em 1954, e se tornaria um grande sucesso.
- Maracangalha (1955)
“Maracangalha” foi composta por Caymmi em 1955 e se tornou um sucesso entre o público e a crítica carioca. A música compõe o álbum “Eu Vou Pra Maracangalha” lançado em 1957, recheado de influência no samba de roda baiano.
- Saudades da Bahia (1957)
Um ano após ter sido considerado um dos maiores compositores do país pela crítica de todo o país, Dorival compôs “Saudades da Bahia” em 1957, como um tributo às raízes baianas, quase 20 anos após sua chegada ao Rio de Janeiro. Conforme jornalistas da época, a música bateu recordes de vendas no ano em questão.
- Oração de Mãe Menininha (1972)
A música “Oração de Mãe Menininha” é uma homenagem à ialorixá Menininha do Gantois, líder do Terreiro Ilê Iyá Omi Axé Iyamassê no bairro da Federação, de quem era filho. Lançada em 1972, a canção foi regravada posteriormente por Maria Bethânia e Gal Costa em uma de suas versões mais reconhecidas.
- Modinha para Gabriela (1975)
Trilha sonora da novela, “Gabriela”, lançada pela TV Globo em abril de 1975, “Modinha para Gabriela” é baseada no romance “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado. Um dos hinos da música brasileira, a música voltou à vida na voz de Gal Costa, na década de 90 – versão que foi trilha sonora da segunda formatação do romance Jorge Amado nas novelas, exibida em 2012.
Quais músicas do Dorival Caymmi mais tocam você? Comente e compartilhe suas memórias!
Comentários Facebook