A recente publicação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a proposta da TIC Bahia Ltda. revela grandes perspectivas para a infraestrutura ferroviária na Bahia. A proposta envolve a construção de uma estrada de ferro que se estenderá por aproximadamente 98 quilômetros, ligando Salvador a Feira de Santana, com uma concessão de 99 anos.
Assinada por Alessandro Baumgartner, superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, a decisão garante a transparência do projeto, permitindo que interessados manifestem suas opiniões, conforme exige a legislação atual. Com a publicação datada de 22 de maio de 2025, o projeto segue encaminhamentos que incluem consultas públicas e avaliações técnicas, essenciais antes de sua autorização final.
Se aprovado, este empreendimento promete revolucionar a logística regional e aumentar a mobilidade urbana e interurbana, estimulando o desenvolvimento econômico entre as duas cidades. Contudo, a proposta também suscita discussões sobre potenciais impactos ambientais e sociais que necessitarão de um olhar cuidadoso durante todo o processo.
A TIC Bahia Ltda., solicitante da outorga e localizada em Feira de Santana, foi criada em novembro de 2024. Com foco primário em engenharia e atividades secundárias que incluem desenvolvimento de software e aluguel de equipamentos, sua composição societária inclui Osvaldo Ottan Soares de Souza, administrador da Belvedere Construtora, e Danilo Silva Ferreira, ex-diretor de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Bahia.
O envolvimento de Danilo Ferreira, que participou de estudos pré-existentes sobre a viabilidade do trem Intercity entre Salvador e Feira de Santana, traz uma bagagem relevante para o projeto. Ele já atuou na construção de importantes obras na região, reforçando a experiência necessária para um projeto de tamanha magnitude.
A proposta não é uma novidade; em junho de 2023, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou que sua administração, em colaboração com a CCR – responsável pelo metrô de Salvador – iniciaria a análise de viabilidade para um modal de transporte entre essas duas metrópoles baianas. Danilo já havia revelado, em entrevista, que as análises sobre o trecho estavam em progresso.
Conhecido como “Intercidades”, o novo modal ferroviário busca promover a integração regional ao conectar localidades além das áreas urbanas. Os ganhos potenciais são significativos: a diminuição do tráfego rodoviário, a redução da poluição e dos acidentes, além de impulsionar o desenvolvimento imobiliário ao longo do trajeto. Com essa ferrovia, a viagem entre Salvador e Feira de Santana, atualmente de cerca de 71 minutos, poderá ser encurtada para apenas 35 minutos.
Além disso, o percurso incluirá paradas em cidades como Santo Amaro, Candeias e Simões Filho, ampliando os benefícios do projeto a uma área ainda maior.
E você, o que pensa sobre a nova ferrovia? Comente abaixo suas impressões e expectativas sobre este projeto que promete transformar a região!
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