Assembleia da CBF reconhece legitimidade de nova eleição marcada para este domingo

Publicado:

No último sábado (24), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu um passo decisivo na sua reestruturação ao confirmar, durante uma Assembleia Geral Extraordinária, a legitimidade da eleição agendada para este domingo (25). Esta votação tem como objetivo escolher o novo presidente e oito vice-presidentes para o quadriênio de 2025 a 2029.

Realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a assembleia contou com representantes de 26 das 27 federações estaduais. A ausência da Federação Paulista de Futebol foi notável. Um dos principais assuntos em pauta foi a análise da recente decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que, em 15 de maio, afastou Ednaldo Rodrigues da presidência e determinou a convocação de novas eleições.

A assembleia reconheceu a compatibilidade da decisão judicial com o Estatuto da CBF, assegurando que está em conformidade com as diretrizes da FIFA e da CONMEBOL. Entre as resoluções, foram declaradas nulas as reformas estatutárias feitas em 2022 e 2024, além das assembleias eleitorais realizadas nessas datas. Isso implica na anulação dos mandatos de todos os dirigentes referentes aos quadriênios de 2022-2026 e 2026-2030.

O texto oficial da ata ressalta quatro pontos essenciais:

  • “A decisão judicial proferida pelo TJRJ é compatível com os princípios e diretrizes do Estatuto da CBF;”
  • “As reformas estatutárias e as Assembleias Eleitorais realizadas em 2022 e 2025 foram reconhecidas como juridicamente nulas;”
  • “A convocação e a legitimidade das eleições para o cargo de Presidente e os vice-presidentes são válidas, realizadas segundo o Regulamento do Processo Eleitoral criado por uma Comissão Eleitoral Apartada e Independente;”
  • “A FIFA e a CONMEBOL foram informadas sobre a Assembleia e a futura Assembleia Geral Eleitoral, e confirmaram a presença de representantes para observar todo o processo.”

Com isso, a transparência e a lisura do processo eleitoral estão garantidas, uma vez que a participação de autoridades internacionais para acompanhar esta transição é um indicativo de que a CBF está se comprometendo com uma nova fase de governança. O que você espera dessas eleições? Deixe seu comentário e participe dessa conversa!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF abriu 20 apurações contra pessoas com foro privilegiado em 2025

Em 2025, a Polícia Federal (PF) já abriu 20 inquéritos contra autoridades com foro privilegiado, o que representa cerca de 25% do total...

Morte no lixão e lesões graves: DF tem 1 acidente de trabalho por hora

Neste Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho, refletimos sobre uma realidade alarmante: a cada hora, um...

Onze pessoas são esfaqueadas em supermercado nos Estados Unidos

Em uma tarde trágica, onze pessoas se tornaram vítimas de um ataque violento em um supermercado Walmart localizado em Traverse City, Michigan. O...