Neste sábado (10), a Bahia se junta à mobilização nacional do Dia D de vacinação contra a gripe, com mais de 80% dos municípios participando. As vacinas estarão disponíveis em postos de saúde e em localizações de alta circulação, como shopping centers. Em Salvador, um sistema drive-thru será oferecido no Centro de Convenções na sexta e sábado, a partir das 8h.
A campanha visa vacinar mais de 3,6 milhões de pessoas, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos acima de 60 anos, puérperas, povos indígenas, quilombolas, e vários outros grupos em situação de vulnerabilidade e trabalhadores essenciais. É imprescindível apresentar um documento de identificação, a carteira de vacinação e comprovantes que comprovem a condição de inclusão nos grupos prioritários.
A diretora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, enfatiza a relevância da imunização, ressaltando que a vacinação é crucial para diminuir complicações e internações causadas por infecções virais, especialmente com a chegada do frio, que aumenta a circulação de vírus respiratórios.
Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado, faz um apelo à população para que aproveitem o Dia D: “Vacinar é um gesto de cuidado e responsabilidade. Vamos proteger nossas famílias e garantir um São João mais seguro.”
A Bahia já aplicou mais de 672 mil doses, posicionando-se em quinto lugar no ranking nacional. Para este sábado, cerca de 3 milhões de doses foram enviadas aos municípios. Vale lembrar que a vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional, como a da Covid-19.
Dados do SIVEP-Gripe indicam uma redução de 37,11% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até a 18ª semana epidemiológica de 2025, sendo que a maior incidência ocorre entre crianças menores de 5 anos, representando 47,9% dos casos.
Comentários Facebook