A terapia sistêmica familiar surge como uma abordagem que visa ressignificar e fortalecer as relações, sendo particularmente relevante em contextos de envelhecimento e adoecimento dos pais. O episódio do Bengalas Podcast desta quinta-feira (8) conta com a presença de Nina Guimarães, fundadora do Instituto Humanitas.
Fundado em 2004, o Instituto Humanitas de Pesquisa e Intervenção em Sistemas Humanos tem como foco a formação de psicólogos na abordagem sistêmica, capacitando-os a intervir em diversas dinâmicas familiares.
Soteropolitana e graduada em Psicologia pela Ufba, Nina Guimarães conta com mais de 25 anos de experiência em sua área. Após atuar em instituições na Inglaterra e na Itália, retornou a Salvador, onde lecionou por 15 anos antes de estabelecer o Instituto Humanitas.
Nina também organizou e colaborou no livro “Autoridade e Autonomia em Tempos Líquidos” em 2014 e é coautora de “Morte, Renascimento e Honra” de 2016. Seus artigos abordam temas como terapia sistêmica, luto, apego e práticas narrativas.
Apresentado por Marta Castro, psicóloga e consultora em desenvolvimento humano, o Bengalas Podcast é uma iniciativa da Comunidade Bengalas de Apoio a Filhos de Pais Idosos. Os episódios estão disponíveis quinzenalmente no canal do YouTube do Bahia Notícias, sempre às quintas-feiras. Confira o último episódio:
Comentários Facebook