A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta segunda-feira (5) os novos membros da Comissão Nacional de Clubes (CNC), em evento realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro. A posse contou com a presença de dirigentes de diferentes divisões do futebol nacional.
Foram empossados Júlio Casares (São Paulo), Luiz Eduardo Baptista (Flamengo), Marcelo Paz (Fortaleza), Carlos Amodeo (Vasco da Gama), Alessandro Barcellos (Internacional), Adalberto Baptista (Botafogo-SP), Flávio Horta (Volta Redonda), João Vitor (Maringá) e Rogério de Siqueira (ASA).
Durante a cerimônia, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou a autonomia da comissão e reafirmou o apoio da entidade ao trabalho dos clubes.
“Foi na nossa gestão que demos total autonomia para a comissão de clubes. Eles têm toda liberdade para tratar das questões que possam ser o melhor para futebol brasileiro e a CBF sempre será receptiva, desde que seja amparada dentro do ordenamento jurídico desportivo, respeitando os calendários da Fifa, Conmebol e CBF. Que essa comissão seja de pleno sucesso e de muitas preposições para a melhorar ainda mais o futebol brasileiro”, afirmou o mandatário.
O presidente do São Paulo, Júlio Casares, ressaltou a representatividade da nova formação e a importância do diálogo institucional.
“As expectativas são muito positivas, nós acabamos de tomar posse na Comissão Nacional de Clubes, todas as séries representadas com os seus representantes de clubes que foram eleitos e fomos agora recebidos pelo presidente Edinaldo. Estamos otimistas, porque o diálogo é permanente, com pautas objetivas concretas, onde, em este canal, esta abertura da CBF como instituição e dos clubes, ela está mais do que consolidada. Portanto, eu vejo com muito otimismo o dia de hoje”, afirmou Casares.
Representando os clubes da Série D, Rogério de Siqueira (ASA) também avaliou a reunião de forma positiva.
“A gente consegue enxergar com muito otimismo a contribuição da CNC para a melhoria do futebol brasileiro como um todo. Então estamos bastante engajados e com certeza vamos colher bons frutos durante essa temporada”, disse.
Siqueira também elogiou as medidas da CBF em apoio aos clubes de menor investimento no Brasil.
“Com certeza o presidente Ednaldo tem sido um grande incentivador, fomentando a Série D, dando total condição, um aumento de componentes na delegação, que outrora era 28, agora estamos com 32 componentes. Também um aumento de praticamente 15% no valor das cotas. Então, tem dado muitas condições e, com isso, a melhoria da base do futebol brasileiro, que é a série de entrada, a Série D do Campeonato Brasileiro”, acrescentou.
A Comissão Nacional de Clubes tem entre suas atribuições propor medidas para o equilíbrio competitivo, a modernização organizacional e a integridade das competições, com foco no fortalecimento estrutural e na justiça esportiva dos campeonatos nacionais.
Comentários Facebook