Desfile da Vitória em Moscou reunirá líderes de 29 países, incluindo Lula e Xi Jinping

Publicado:

O Kremlin anunciou, nesta terça-feira (6), que 29 líderes estrangeiros, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo chinês, Xi Jinping, estarão em Moscou na sexta-feira (9) para o Desfile da Vitória contra os nazistas. O desfile que comemora o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista gera expectativas, pois é visto como uma oportunidade para o governo russo reunir apoio para sua ofensiva na Ucrânia.

“Esperamos a presença de 29 líderes estrangeiros no Desfile da Vitória”, disse Yuri Ushakov, assessor diplomático do presidente Vladimir Putin, aos repórteres. O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, chegou a Moscou nesta terça-feira após uma visita inicial a São Petersburgo, informaram a mídia cubana e a agência de notícias russa Sputnik.

Os presidentes chinês e brasileiro, Xi Jinping e Lula, ouvirão o discurso de Putin na Praça Vermelha. Moscou também anunciou a presença dos líderes da Indonésia, Burkina Faso, Bósnia, Vietnã, Egito, Zimbábue, Iraque, Congo, Mianmar, Etiópia e Guiné Equatorial, que se juntarão aos aliados tradicionais da Rússia na Ásia Central, entre outros.

Também é esperada a presença do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, que desafia a posição da UE; do chefe de Estado sérvio, Aleksandar Vucic, e do presidente dos sérvios da Bósnia, Milorad Dodik. “Formações de 13 países desfilarão”, incluindo tropas da China, Egito, Vietnã, Mianmar e várias ex-repúblicas soviéticas, acrescentou Ushakov.

Kiev alertou tropas de terceiros países nesta terça-feira para não marcharem ao lado de soldados russos na Praça Vermelha, dizendo que isso equivaleria a “compartilhar a responsabilidade” pelas ações de Moscou na Ucrânia.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CEO da Astronomer é afastado após flagra de traição em show do Coldplay

Em meio a uma noite iluminada por estrelas e música, um momento inusitado marcou o show do Coldplay em Boston. O CEO da...

Trump retira EUA das reformas da OMS para combater pandemias

Em um movimento audacioso, o presidente Donald Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos das reformas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)...

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Um trágico naufrágio de um barco turístico na deslumbrante baía de Ha Long, no Vietnã, culminou na perda de pelo menos 34 vidas...