Em meio à crise da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, 19 federações estaduais assinaram um manifesto solicitando uma renovação no futebol brasileiro.
A carta, que não menciona Ednaldo Rodrigues, inicia um movimento para a eleição presidida por Fernando Sarney, atual presidente interino da CBF.
As federações de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Ceará, Sergipe, Rondônia, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina assinam o manifesto, enquanto Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco não participaram.
O manifesto destaca a necessidade de:
“MANIFESTO PELA ESTABILIDADE, RENOVAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO. 15 DE MAIO DE 2025.
O futebol brasileiro enfrenta um momento crítico. É urgente enfrentar desafios estruturais que limitam nosso potencial. Precisamos de um calendário equilibrado, arbitragem profissionalizada, gramados de qualidade e segurança nos estádios.
É fundamental garantir estabilidade institucional à CBF, superando a instabilidade que há mais de uma década compromete seu funcionamento. Também é necessário resgatar sua autonomia, hoje prejudicada por uma estrutura centralizada e desconectada das instâncias do futebol nacional.
A renovação de ideias e práticas é essencial, junto com a profissionalização da gestão. A CBF deve se tornar um exemplo de governança, eficiência e transparência, voltando a ser a casa de todos que fazem parte do futebol brasileiro.
Comprometemo-nos a construir uma candidatura à Presidência e Vice-Presidências da CBF, focada em um futebol mais democrático, integrado e participativo. Queremos uma CBF forte, admirada por todos que vivem e amam o futebol no Brasil.”
Comentários Facebook