Empregado de restaurante no RJ relatou que era ameaçado com “chibatas”

Publicado:

Arte/Metrópoles

Montagem sobre trabalho escravo
1 de 1 Montagem sobre trabalho escravo – Foto: Arte/Metrópoles

A Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou quatro pessoas por exploração de trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em dois restaurantes na cidade de Teresópolis (RJ). Segundo o Ministério Público Federal (MPF), um dos empregados chegou a relatar que os patrões utilizavam “chibatas” e objetos arremessados para intimidar.

A denúncia, apresentada em 2014, ainda aponta que os funcionários tinham a alimentação feita com reaproveitamento de sobras dos clientes dos estabelecimentos. Além disso, eles eram obrigados a viver em locais insalubres e superlotados.

Leia também

Os acusados impunham servidão por dívida ao descontarem de forma abusiva os valores referentes a passagens, uniformes e objetos quebrados, impedindo os trabalhadores de acumular recursos para retornarem a seus locais de origem. Uma das vítimas, por exemplo, só recebeu salário após três meses, já com descontos indevidos.

A acusação ainda descreve que os empregados eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho excessivas, de 14 a 15 horas por dia, sem o devido pagamento de horas extras ou adicionais noturnos.

No final do mês passado, a Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou quatro pessoas por participarem de esquema de exploração de trabalhadores. Cada um dos condenados foi sentenciado a cinco anos de reclusão e 16 dias-multa. Eles poderão recorrer em liberdade.

A sentença reconheceu a prática de todas as formas previstas no crime de redução à condição análoga à de escravo. O delito foi qualificado como crime continuado, agravando a pena dos réus.

A substituição da pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos foi considerada incabível. Além disso, a fixação de valor mínimo para reparação por danos morais coletivos foi remetida ao juízo cível para análise. Os condenados são proprietários e gerentes dos restaurantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista morre em grave acidente na BR-101, em Nova Viçosa

Na tarde desta quarta-feira, 6 de agosto de 2025, um trágico acidente na BR-101, em Nova Viçosa, deixou a comunidade em choque. Por...

Gilmar diz que Moraes tem apoio e confiança do STF após decisão de prender Bolsonaro

Em uma declaraçãocheia de confiança, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou que a decisão do colega Alexandre de Moraes,...

8/1: cerca de 2h após ser adiado, julgamento de PMs volta para pauta

O Supremo Tribunal Federal (STF) revisitou sua decisão e anunciou a reinclusão do julgamento da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)...