A ex-ministra e senadora Damares Alves (Republicanos) recebeu a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A entrega ocorreu durante o evento “Cuidando das Nossas Crianças: Contra o Abuso Infantil”, no Centro de Cultura Cristã, em Salvador, no último sábado. A homenagem foi proposta pelo deputado Samuel Junior, reconhecendo sua trajetória na defesa dos direitos humanos, da infância e da família.
O evento contou com a presença de lideranças religiosas, conselheiros tutelares e deputados, incluindo Alex Santana e José de Arimateia, ambos do Partido Republicanos. O pastor Valdomiro Pereira da Silva, presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia (Ceadeb), ressaltou o compromisso da igreja na formação de uma geração protegida e fundamentada em valores cristãos.
Ao receber a comenda, Damares ficou emocionada e dedicou a honraria à Ceadeb e ao pastor Valdomiro, enfatizando sua militância em defesa da infância. “Esse prêmio não é meu. É dessa Convenção que me enviou pela Bahia há mais de 15 anos para pregar sobre a proteção das nossas crianças”, declarou.
Durante seu discurso, a senadora alertou sobre a gravidade do abuso sexual infantil no Brasil, destacando que “o abuso infantil é o terceiro maior movimento financeiro do crime no mundo”. Ela afirmou que o país é um dos maiores produtores de imagens de pedofilia e que a violência sexual é alimentada por pessoas poderosas, incluindo juízes e empresários.
Samuel Junior enfatizou a relevância da homenagem ser realizada em maio, mês da campanha Maio Laranja, dedicada ao combate ao abuso infantil. “É uma justa forma de reconhecer o legado de Damares, que fez dessa causa uma luta de vida, com coragem e fé”, afirmou o deputado.
Damares Alves foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), de 2019 a 2022, e é graduada em Direito pela extinta Faculdade Integrada de São Carlos (Fadisc).
Comentários Facebook