No quinto dia de sua agenda na China, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou a Hotgen Biotech, uma das líderes mundiais em testes diagnósticos rápidos. Durante a visita, foi reafirmada a colaboração entre a Hotgen e a Bahiafarma, focando na transferência de tecnologia para a produção de testes rápidos para Zika, Dengue, Covid-19, Hepatites B e C, Sífilis e Malária.
Esse projeto integra o Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), do Ministério da Saúde, que financia inovações em saúde. A Hotgen confirmou também a instalação de uma linha de produção automática na Bahiafarma, cujo investimento ultrapassa R$ 4 milhões e permitirá a fabricação de até 200 mil testes diários.
Outro ponto discutido foi a criação de um centro de pesquisa na Bahia. “Nossa visita à Hotgen foi fundamental para assegurar essa linha de produção que fortalecerá o projeto. Insisti na importância de um centro de pesquisa para que a Bahia não apenas produza, mas também desenvolva novos produtos”, destacou o governador.
Os testes rápidos atenderão a todo o Brasil, com sete tipos já registrados na Anvisa. A Bahiafarma também solicitou o registro de três novos produtos junto ao INCQS, incluindo testes para HIV e um combinado para Sífilis, o Sífilis Duo. A transferência de tecnologia acontecerá de forma gradual na Bahia, começando pela embalagem até a produção completa.
“Queremos que a Bahiafarma continue a produzir medicamentos e testes, fortalecendo nossa capacidade de oferecer soluções de saúde para a Bahia e além”, disse Jerônimo.
Fundada em 2005 e localizada em Pequim, a Hotgen Biotech é referência em diagnóstico in vitro, com presença em mais de 30 países. Durante a pandemia, a empresa destacou-se na distribuição de testes rápidos de antígeno na Europa, sendo reconhecida pela eficiência e qualidade de seus produtos.
Essa aliança entre Bahiafarma e Hotgen representa um marco na inovação e saúde pública na Bahia. “Com a visita do governador, consolidamos nossa parceria, que abrirá novas oportunidades para trocas comerciais e tecnológicas no futuro”, celebrou Changquing Lin, CEO da Hotgen.
Comentários Facebook