Uma nova era no transporte público da Bahia está prestes a começar. O governo estadual, através da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), anunciou a criação de duas Comissões Especiais de Licitação. O objetivo? Gerenciar de forma transparente e eficaz os processos de contratação dos serviços para a implantação do Tramo IV da Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que se estende entre a Estação Lapa e a Estação Campo Grande.
Este trecho de 1,105 km representa um passo significativo na “Expansão Sul”, trazendo o metrô para o coração do Campo Grande. As comissões serão compostas pelos mesmos cinco membros, garantindo um alinhamento eficiente na condução do projeto. Enquanto uma comissão se encarregará do desenvolvimento de projetos e execução das obras, a outra supervisionará a contratação da empresa responsável pela gestão e fiscalização dos serviços, assegurando a qualidade e o cumprimento das normas.
Além disso, a Estação Campo Grande não será apenas mais uma parada; ela promete ser a mais profunda do sistema, alcançando impressionantes 60 metros abaixo do solo. Com o apoio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a construção dessa estação irá revolucionar a forma como os passageiros se deslocam pela cidade. Atualmente, a parada mais profunda é a Campo da Pólvora, com três pavimentos a 34 metros de profundidade.
Inicialmente, o projeto da Expansão Sul incluía estações em áreas como a Graça e a Barra. No entanto, os altos custos levaram o governo de Jerônimo Rodrigues a priorizar a estação Campo Grande, com um investimento previsto de R$ 1,41 bilhão. Os estudos e sondagens necessárias já estão em andamento, garantindo que cada passo dado seja fundamentado e eficaz.
Esta grande transformação não apenas irá melhorar o deslocamento na cidade, mas também estimulará o desenvolvimento econômico e social da região. A movimentação e acessibilidade trarão novas oportunidades para os moradores e visitantes de Salvador.
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