Gripe aviária: 17 mil aves morreram em granja do RS foco da doença

Publicado:

Getty Images

imagem colorida de galinheiro - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de galinheiro – Metrópoles – Foto: Getty Images

O foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul atingiu uma granja em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde 17 mil aves estavam. Parte delas morreu e o restante foi sacrificado.

Em coletiva, o governo gaúcho informou que em um dos galpões todas as galinhas morreram e no outro, cerca de 80% das aves faleceram.

A granja, produtora de ovos férteis, está tendo seu material rastreado para eliminação.

“Hoje temos uma portaria do ministro da Agricultura que restringe um raio de 10 km. Além dessa área, a circulação está normal”, explicou Ananda Kowalski, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola.

“Estamos monitorando a movimentação dos ovos tanto dentro quanto fora do estado”, complementou Ananda.

Mortes no zoológico

Além da granja, 38 cisnes e patos no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul também foram vítimas da gripe aviária. As mortes ocorreram repentinamente, sem sintomas evidentes.

“Identificamos o vírus e estamos realizando exames complementares para sequenciamento”, informou Ananda, destacando assim dois focos da gripe no estado.

“`

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gominho faz desabafo após morte de Preta Gil e revela: “Algo me fez entender que não a veria mais”

Em um momento de profunda tristeza, Gominho, apresentador e influenciador digital, compartilhou um desabafo tocante nas redes sociais após a dolorosa partida de...

Vira-lata abandonada se torna perita da Polícia Científica de SP. Veja

A história de Savana, uma vira-lata que superou as adversidades, é uma inspiradora jornada de transformação. Encontrada em estado crítico de desnutrição há...