O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgou um alerta sobre a gripe aviária, que está preocupando os produtores de carne de frango no Brasil. As principais inquietações giram em torno do possível prolongamento das suspensões das exportações e da ameaça de novos surtos da doença.
Embora a situação seja alarmante, o Cepea ressalta que a cadeia avícola nacional, com suporte dos setores público e privado, tem plenas condições de agir rapidamente para conter a crise sanitária. Existe a capacidade de diálogo para restaurar e flexibilizar os embarques com parceiros comerciais, minimizando os impactos sobre a produção.
No que tange ao mercado, a carne bovina apresentou uma queda mais acentuada em relação ao frango. No entanto, após a confirmação da gripe aviária, a cautela permeou os setores de carnes e grãos. Entre 15 e 20 de maio, o frango resfriado na Grande São Paulo desvalorizou 1%, um comportamento habitual para o período. Em contrapartida, a carne bovina sofreu uma queda significativa de 3,7%.
Os pesquisadores do Cepea notam que as vendas da carne bovina estão fracas, refletindo as pressões do mercado. Essa desvalorização foi intensificada pela expectativa de um aumento da oferta interna de carne de frango, o que pode impactar ainda mais a competitividade do setor.
Por sua vez, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) destacou, em 23 de maio, que novos países implementaram restrições às importações brasileiras de carne de aves após a detecção da gripe aviária em Montenegro (RS). Países como Albânia, Namíbia e Índia anunciaram a suspensão total, enquanto Angola restringiu suas compras ao estado do Rio Grande do Sul.
- Suspensão total de importações de carne de aves: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Namíbia e Índia.
- Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão e Angola.
- Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.
Apesar de todas essas restrições, o Mapa reafirma que o consumo de carne de aves e ovos é seguro e não apresenta riscos à saúde pública. Estamos diante de um momento crítico para a avicultura, e sua opinião é fundamental! O que você pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário abaixo!
“`
Comentários Facebook