A Guiana relatou nesta quinta-feira (15) três ataques de civis armados contra suas tropas da Força de Defesa (GDF) na fronteira com a Venezuela, sem registrar feridos. Os incidentes ocorreram no rio Cuyuni, na região de Essequibo, rica em recursos naturais e alvo de disputa entre os dois países, especialmente com as eleições regionais e parlamentares que a Venezuela planeja para 25 de maio.
“Homens armados vestidos como civis na costa venezuelana ao longo do rio Cuyuni fizeram três ataques separados contra as tropas da Força de Defesa da Guiana que realizavam patrulhas fluviais”, afirmou o corpo militar em comunicado. “Em todas as situações, a Força de Defesa da Guiana respondeu de forma moderada e nenhum oficial ficou ferido”, acrescentou.
Em um incidente anterior, em 17 de fevereiro, a Guiana reportou um ataque de uma gangue venezuelana que resultou em seis soldados feridos. O governo da Venezuela classificou a denúncia como uma farsa, levando o Ministério Público a abrir uma investigação.
As autoridades militares da Guiana afirmaram que “continuarão a responder a atos de agressão na fronteira e manterão patrulhas regulares ao longo do rio Cuyuni”. A disputa entre Venezuela e Guiana sobre os 160.000 quilômetros quadrados da região de Essequibo se intensificou em 2015, especialmente após a descoberta de campos de petróleo pela ExxonMobil.
O que você pensa sobre esses eventos? Deixe seu comentário abaixo!
Comentários Facebook