Há chance de o papa ser escolhido logo no 1º dia de conclave?

Publicado:

O Vaticano abriu a Capela Sistina para os 133 cardeais eleitores se reunirem e realizarem as votações para escolher um novo papa, começando nesta quarta-feira (7/5). No entanto, a escolha do pontífice logo no primeiro dia do conclave parece improvável.

Antes do conclave, os cardeais participaram da missa “Pro Eligendo Romano Pontifice” na Basílica de São Pedro, com a presença de mais de 5 mil pessoas.

Ao longo da história, as eleições papais variaram em duração. A mais longa ocorreu com o papa Gregório X e durou dois anos e nove meses, enquanto o conclave mais curto foi em 1503, quando o papa Júlio II foi eleito em apenas algumas horas.

Quais as chances deste ano?

O Vaticano anunciou os horários aproximados para a fumaça que indicará se um novo papa foi escolhido. Para a eleição, é necessário o apoio de dois terços dos votos, ou seja, 89 dos 133 cardeais, o que dificulta a escolha na primeira votação.

Imagem colorida de arte conclave - Metrópoles

conclave imagem destaque 1

A fumaça sairá da chaminé da Capela Sistina ao fim de cada rodada de votação. De acordo com Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, o sinal visual ocorrerá em dois momentos principais do dia:

  • De manhã: entre 5h30 e 7h (horário de Brasília)
  • A tarde: entre 12h30 e 14h (horário de Brasília)

Entretanto, no primeiro dia de conclave, a primeira fumaça está prevista apenas para depois das 14h.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra os 6 piores hábitos que aumentam níveis de açúcar no sangue

Você sabia que pequenos hábitos diários podem estar elevando silenciosamente os seus níveis de açúcar no sangue? Embora seja natural vivenciar alguns picos...

Dólar opera estável após balanço da Petrobras e com atenção ao Fed

Nesta sexta-feira, a movimentação do dólar se mostrou bastante estável, com os mercados financeiros de olho em três grandes fatores: o impacto das...

?O Papel do Congresso e a Política de Narrativas no Brasil

Em uma análise contundente sobre a dinâmica do Congresso Nacional, o cientista político Hussein Kalout expõe a deterioração do decoro parlamentar no Brasil....