Rob McPherson, aos 39 anos, estava saudável, praticando futebol regularmente, quando começou a sentir um inchaço após consumir cerveja e pizza. Sem se preocupar, acreditou que poderia ser uma intolerância ao glúten e ignorou o sintoma.
Com o tempo, os sintomas se agravaram, incluindo cólicas estomacais e diarreia. “Eu comia e não estava mais aproveitando o alimento”, recorda ele em entrevista. A situação piorou tanto que Rob decidiu tirar uma semana de folga no trabalho, mas foi convencido por seu namorado, Sam, a consultar um médico.
No hospital, um tumor de sete centímetros próximo ao estômago foi identificado, necessitando de cirurgia urgente. Menos de 12 horas após a internação, Rob passou pelo procedimento. A biópsia revelou câncer de intestino.
Sinais de alerta do câncer de intestino
- Presença de sangue na evacuação, vermelha ou escura, misturada às fezes.
- Sintomas irritativos, como alteração do hábito intestinal e diarreia crônica, com frequência urgente para evacuar.
- Sintomas obstrutivos, como afilamento das fezes e cólicas abdominais associadas a inchaço.
- Sintomas inespecíficos, como fadiga, perda de peso e anemia crônica.
Depois de seis meses usando uma bolsa de estomia e passando por quimioterapia e radioterapia, Rob está agora em remissão e busca alertar outros homens sobre a importância de consultar um médico rapidamente.
“Esperei mais do que devia, achando que era apenas temporário. Muitas pessoas evitam ir ao hospital, mas ignorar os sintomas só gera mais preocupação”, ressalta.
Ele admite desconhecer os sintomas do câncer de intestino e afirma que, se tivesse informações adequadas, teria buscado ajuda médica antes.
“Você conhece seu corpo melhor do que ninguém, então preste atenção a qualquer sinal alarmante e procure um médico o mais rápido possível. Minha história mostra que o câncer pode afetar qualquer pessoa”, finaliza.
“`
Comentários Facebook