Irã acusa Netanyahu de arrastar EUA para ‘catástrofe’ no Oriente Médio

Publicado:

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, acusou Israel, nesta segunda-feira (5), de querer arrastar os Estados Unidos para uma “catástrofe” no Oriente Médio e alertou contra qualquer tentativa de guerra contra seu país. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está “INTERFERINDO diretamente no governo americano para ARRASTÁ-LO para outra CATÁSTROFE em nossa região”, escreveu Araghchi na rede social X, destacando algumas palavras em letras maiúsculas.

Irã e Estados Unidos, que estão em conflito há quatro décadas e não mantêm relações diplomáticas, iniciaram, em 12 de abril, um ciclo de negociações sobre o programa nuclear de Teerã, em conversas indiretas mediadas por Omã. Netanyahu pediu aos EUA que desmantelassem o programa nuclear do Irã e que, se chegassem a um acordo, deveriam vetar a capacidade iraniana de enriquecer urânio e impedir o desenvolvimento de mísseis balísticos.

O Irã declarou que considera estas exigências como uma linha vermelha nas negociações e Araghchi acusou o premiê israelense de “DITAR o que o presidente Trump pode ou não fazer em sua diplomacia” com o país do Oriente Médio. O chanceler iraniano citou o apoio inabalável dos EUA a Israel em sua guerra na Faixa de Gaza contra o grupo islamista Hamas, mas também os ataques americanos contra os rebeldes huthis do Iêmen.

Este grupo insurgente pró-Irã, que controla vastas regiões do território iemenita, frequentemente ataca alvos em Israel e embarcações no mar Vermelho, uma campanha que afirma defender em apoio aos palestinos de Gaza. Segundo Araghchi, “o apoio MORTAL ao genocídio de Netanyahu em Gaza” e a guerra travada em seu nome no Iêmen “não trouxeram NADA para o povo americano”, disse em uma mensagem alertando frente a qualquer “erro contra o Irã”.

No domingo, o primeiro-ministro israelense prometeu represálias contra os rebeldes iemenitas e também contra o Irã, que, segundo ele, apoia o grupo, depois que os huthis lançaram um míssil que atingiu a pista de pouso do aeroporto de Tel Aviv.

*Com informações da AFP 
Publicado por Victor Oliveira 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump estuda classificar maconha como droga de menor risco nos EUA

Na última segunda-feira, Donald Trump anunciou que está avaliando a possibilidade de reclassificar a maconha como uma substância de menor risco a nível...

Enchentes na Índia deixam mais de 70 mortos na região do Himalaia

As devastadoras inundações na região do Himalaia, na Índia, resultaram na perda de mais de 70 vidas, com muitos desaparecidos. Desde o dia...

Xi diz a Lula que China e Brasil podem dar exemplo de ‘autossuficiência’ no Sul Global

Na última terça-feira, durante uma conversa telefonema, o presidente da China, Xi Jinping, enfatizou ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que...