Justiça do Rio de Janeiro determina afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF

Publicado:

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo na quinta-feira (15). O desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, decidiu pelo afastamento, mesmo após o ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal ter negado um pedido semelhante um dia antes. Fernando Sarney, vice-presidente e filho do ex-presidente José Sarney, assumirá a condução das próximas eleições da CBF.

“Determino: 1- o afastamento da atual diretoria da CBF; 2- que Fernando José Sarney realize a eleição para os cargos diretivos, na qualidade de interventor, obedecendo aos prazos estatutários e mantendo o poder administrativo até a posse da nova diretoria”, declarou o desembargador.

Ednaldo, ex-dirigente da Federação Bahiana de Futebol, ingressou na CBF em 2021 como presidente interino e foi eleito gestor definitivo em 2022, com mandato até 2034.

No início de maio, a deputada Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) pediu ao STF o afastamento imediato de Ednaldo e a revisão do acordo que encerrava uma ação sobre o processo eleitoral da CBF.

Após a polêmica, a CBF se manifestou e negou a ilegitimidade do processo que permitiu a presidência. A entidade afirmou que todos os atos acerca do acordo foram realizados dentro da legalidade e com representantes legitimados.

Apesar da defesa, o desembargador anulou o acordo assinado por Coronel Nunes e outros dirigentes da CBF.

“A robustez dos indícios leva à conclusão de que o Coronel Nunes não tem condições de expressar sua vontade. Seus atos são guiados e não emanam da vontade livre e consciente”, destacou Gabriel Zefiro.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação Força Total avança no combate ao crime e fortalece segurança em comunidades da Bahia

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) acaba de concluir mais uma poderosa edição da Operação Força Total, que se destacou por suas ações...

Governo dos EUA manda suspender vistos de Moraes, familiares e aliados do STF

Em uma ação ousada, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou a suspensão dos vistos do ministro do Supremo Tribunal...

STF se reúne e analisa decisão de Moraes sobre Bolsonaro

No coração da mais alta corte do Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) chamou a atenção para um momento crucial. Nesta sexta-feira (18),...