Durante uma reunião com o Colégio de Cardeais, o papa Leão XIV expressou sua gratidão pelos trabalhos realizados durante o conclave e a Sé Vacante. Ele enfatizou sua intenção de seguir o caminho do Concílio Vaticano II e de Francisco, focando na missão, sinodalidade e justiça social.
“O papa, começando por São Pedro até mim, seu indigno sucessor, é um humilde servo de Deus e dos irmãos, nada mais do que isso”, afirmou o papa.
O encontro ocorreu na Sala Nova do Sínodo, local das congregações que precederam o conclave. Leão XIV agradeceu aos cardeais pela dedicação durante os dias difíceis da Sé Vacante e pela responsabilidade na escolha do novo líder da Igreja.
Dirigindo-se aos cardeais como “colaboradores mais próximos do papa”, Leão XIV reconheceu o peso da missão que recebeu:
“Aceitei um fardo claramente muito superior às minhas forças. O Senhor não me deixa sozinho nesta responsabilidade; posso sempre contar com a ajuda de vocês e com a proximidade de muitos irmãos que amam a Igreja e apoiam o Vigário de Cristo”, ressaltou.
1 de 7
O mundo tem um novo papa. O colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, como próximo líder da Igreja Católica
Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images
2 de 7
O mundo tem um novo papa. O colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, como próximo líder da Igreja Católica
Francesco Sforza – Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images
3 de 7
Papa Leão XIV
Reprodução
4 de 7
Papa Leão XIV
Antonio Masiello/Getty Images
5 de 7
Papa Leão XIV
Vatican News
6 de 7
Papa Leão XIV
Franco Origlia/Getty Images
7 de 7
Papa Leão XIV
Vatican News
Leão XIV também agradeceu ao decano cardeal Giovanni Battista Re e ao camerlengo cardeal Kevin Farrell por sua sabedoria e apoio durante a transição.
Gratidão a Francisco
Ao recordar seu predecessor, Leão XIV convidou todos a ver sua partida como um “evento pascal”, parte da dinâmica de fé. “Neste momento triste e alegre, envoltos pela luz da Páscoa, que olhemos para a partida do saudoso papa Francisco e para o conclave como etapas do longo êxodo que o Senhor continua a nos guiar rumo à plenitude da vida”, concluiu.
Comentários Facebook