Jovem Pan

>

Notícias

>

Economia

>
Mais de 1 milhão de beneficiários vítimas da fraude no INSS já pediu reembolso por desconto indevido

Número corresponde a 98,3% do total de consultas sobre o desconto associativo feitas no sistema; 9,4 milhões de pessoas foram notificadas pelo INSS sobre a ocorrência de descontos associativos em seus benefícios

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2025 22h48

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

INSS

INSS terá o prazo de 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o beneficiário

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que, até as 17 horas do dia 15, 1.051.238 beneficiários disseram não reconhecer os descontos realizados por associações em seus benefícios. Esse número representa 98,3% do total de consultas sobre o desconto associativo feitas no sistema. No total, 9,4 milhões de pessoas foram notificadas sobre descontos em seus benefícios. O INSS disponibilizou dois canais de atendimento – o aplicativo e site Meu INSS, além da central telefônica 135 – para que os beneficiários pudessem consultar qual associação realizou o desconto.

Segundo o INSS, 1.069.201 beneficiários fizeram a consulta dos descontos. Destes, 1.051.238 (98,3%) alegaram não reconhecer o vínculo com a associação responsável e solicitaram reembolso, enquanto 17.963 (1,68%) autorizaram o desconto. Caso a entidade responsável não comprove vínculo e não devolva os valores no prazo de 15 dias úteis, o governo avaliará o prejuízo e decidirá se irá recorrer ao Tesouro Nacional para garantir o ressarcimento aos beneficiários.

Os beneficiários notificados podem manifestar se concordam ou não com o desconto associativo. Se discordarem, devem informar que não autorizaram o desconto. Com essa negativa, o sistema gerará automaticamente uma cobrança à associação responsável, que terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo e anexar documentos que atestem a filiação e autorização para o desconto. Se não houver autorização formal, o beneficiário receberá o reembolso.