Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e símbolo da esquerda sul-americana, faleceu aos 89 anos nesta terça-feira (13). Ele lutava contra um câncer de esôfago, diagnosticado no início de 2024, e havia recentemente ingressado em cuidados paliativos.
A morte de Mujica foi confirmada pelo presidente uruguaio, Yamandú Orsi.
“É com tristeza que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Sentiremos muito a sua falta. Obrigado por tudo que nos deu e pelo seu amor pelo povo”, disse em nota.
Mujica governou o Uruguai de 2010 a 2015 e tornou-se uma figura icônica da esquerda latino-americana, conhecido por seu estilo de vida simples e retórica anticonsumista. No início deste ano, ele revelou que a doença havia progredido e que não continuaria com o tratamento convencional.
Na segunda (12), sua esposa, a ex-vice-presidente Lúcia Topolanski, informou que ele estava em cuidados paliativos, com o câncer em estado terminal.
A delicada condição de Mujica o impossibilitou de participar das recentes eleições regionais no Uruguai, onde a esquerda mantivera o poder em Montevidéu. Lúcia explicou que a viagem seria muito desgastante e recomendada pelos médicos que ele permanecesse em repouso.
Comentários Facebook