MP-BA aciona Justiça para município de Guanambi implementar Plano de Atendimento Socioeducativo

Publicado:

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da 5ª Promotoria de Justiça de Guanambi, ajuizou uma ação civil pública na quarta-feira (7) pedindo que o município crie e implemente o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo (Pmase). Este plano visa garantir políticas públicas para adolescentes que cometeram atos infracionais, com um prazo de 180 dias para cumprimento.

O MP-BA também exige que o município implemente imediatamente medidas socioeducativas em meio aberto, como liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, proporcionando a estrutura e os recursos necessários para o atendimento, que deverá ser realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e outras instituições públicas.

De acordo com o promotor de Justiça Alex Bezerra Bacelar, a falta do Pmase prejudica a política pública socioeducativa municipal, resultando em uma omissão grave que impede que adolescentes recebam o acompanhamento adequado. Ele observa que a situação atual contraria os princípios da proteção integral e prioridade absoluta à criança e ao adolescente previstos na Constituição Federal e no ECA.

Apesar de diversas tentativas de resolução fora do Judiciário, incluindo recomendações e reuniões, a Prefeitura não tomou as medidas necessárias. O MP-BA ainda solicita a fixação de uma multa diária de mil reais para o caso de descumprimento da decisão judicial.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Advogado baiano que bateu em mulher anuncia noivado nas redes sociais: “Rendo minha gratidão a Jeová Deus”

João Neto, um advogado baiano, recentemente anunciou seu noivado nas redes sociais, alguns meses após ter sido preso por agredir sua ex-companheira em...

Fachin e Moraes são eleitos presidente e vice do STF pelos próximos dois anos

Na quarta-feira, dia 13, o Supremo Tribunal Federal (STF) escolheu Edson...