‘Negociações nucleares com o Irã foram construtivas’, diz EUA

Publicado:

As negociações nucleares entre Irã e Estados Unidos, que ocorreram em Roma nesta sexta-feira (23), foram descritas como “construtivas” por representantes de Washington. Embora a situação entre os países permaneça complexa, ambos perceberam progressos nas discussões que começaram em 12 de abril sobre o programa nuclear iraniano. Um alto funcionário dos EUA, que pediu para não ser identificado, declarou: “As conversas foram produtivas, ainda há desafios pela frente, mas estamos avançando.”

Nesse encontro, o chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, se reuniu com o enviado americano ao Oriente Médio, Steve Witkoff. Este foi o primeiro diálogo em um nível tão elevado desde que os Estados Unidos se retiraram do acordo nuclear de 2015, durante o governo de Donald Trump. O pacto previa a limitação do programa nuclear do Irã em troca da suspensão das sanções, mas ficou obsoleto após a saída americana.

Durante a conversa, que durou cerca de três horas, Araghchi reconheceu a dificuldade das negociações, afirmando que eram “mais complicadas do que o esperado”. Entretanto, ele elogiou o caráter profissional dos diálogos. O ministro das Relações Exteriores de Omã, mediador do encontro, Badr al Busaidi, também comentou sobre o progresso alcançado, mas destacou que ainda há questões a serem resolvidas para que um acordo duradouro seja possível.

O Irã atualmente enriquece urânio a 60%, significativamente acima do limite de 3,67% definido pelo antigo acordo, mas abaixo dos 90% necessários para elaborar armas nucleares. Teerã nega manter intenções armamentistas, sustentando que seu objetivo é o desenvolvimento de energia nuclear para fins civis.

Enquanto isso, Trump, que retornou à Casa Branca, reafirmou seu apoio ao diálogo, mas não hesitou em alertar que a opção militar será considerada caso as negociações não resultem em ações concretas. O Irã, por sua vez, continua em busca de um novo acordo que facilite a flexibilização das sanções que atormentam sua economia.

E você, qual sua opinião sobre esses desdobramentos nas negociações nucleares? Deixe seu comentário e contribua para a discussão!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa Branca avaliará museus em Washington para eliminar narrativas ‘partidárias’

A Casa Branca iniciou uma análise meticulosa das exposições em museus de Washington, visando garantir que seus conteúdos reflitam uma visão alinhada com...

Mulheres não devem votar, diz vídeo republicado por secretário de Defesa dos EUA

Recentemente, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, se tornou o centro de uma intensa polêmica ao compartilhar um vídeo em...

EUA cancelam visto de secretário do Ministério da Saúde por relação com programa ‘Mais Médicos’

Os Estados Unidos tomaram uma decisão drástica ao revogar os vistos de Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário do Ministério da Saúde brasileiro, e...