‘Operação Contra Legem’: MP-BA desarticula esquema de fraudes em processos de escritório de advocacia

Publicado:

Na manhã desta quarta-feira (28), um desdobramento impactante das investigações do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) trouxe à tona a ‘Operação Contra Legem’. Esta operação reveladora desmantelou um audacioso esquema de fraudes processuais e falsificação de documentos, que se estendia por, ao menos, oito estados brasileiros, sendo liderado por um escritório de advocacia.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia. Os mandados, expedidos pela 2ª Vara das Garantias de Salvador, alvo de investigação, abrangeram endereços residenciais e o escritório de dois advogados, além de um terceiro suspeito, que possivelmente atuava na captação de clientes. A ação judicial ainda resultou na indisponibilidade de bens dos investigados, avaliados em R$ 425.979,20.

As investigações do Gaeco revelaram um método sinistro: assinaturas digitais fraudulentas e comprovantes de residência falsificados eram utilizados para ajuizar ações consumeristas contra instituições financeiras. O detalhe mais alarmante? Muitos “clientes” nem sequer tinham ciência das ações movidas em seus nomes. O grupo delinquente atuava não apenas na Bahia, mas também em estados como Goiás, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Os investigados enfrentam sérias acusações, incluindo falsificação de documentos, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa. A profundidade dessa fraude expõe vulnerabilidades no sistema jurídico, lembrando-nos da importância da integridade nas práticas advocatícias.

Agora, queremos ouvir você! O que pensa sobre os impactos dessas fraudes no sistema legal? Comente abaixo e participe desta discussão tão pertinente!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA e Iphan firmam cooperação técnica para defesa do patrimônio cultural da Bahia

Na última terça-feira, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deu um passo significativo na proteção do patrimônio cultural ao firmar um acordo de...

OAB-BA e OAB Ilhéus cobram da SSP-BA resposta imediata após nove mortes no município

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia (OAB-BA), e a OAB Subseção Ilhéus enviaram um ofício ao secretário de Segurança Pública, Marcelo...

Mulher é queimada com óleo quente pelo companheiro em Alagoas

Em um ato de violência alarmante, uma mulher foi gravemente queimada com óleo quente por seu companheiro em Mata Grande, no sertão de...