Muhammed Semih Ugurlu/Anadolu via Getty Images

Após um ataque aéreo, o Paquistão respondeu imediatamente contra a Índia, conforme declarado pelo primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, nesta terça-feira (6/5).
“O Paquistão tem o direito de responder com força a esse ato de guerra imposto pela Índia, e uma resposta está sendo dada”, afirmou o premiê em um comunicado no X.
Tensão entre Índia e Paquistão
- A tensão histórica entre Índia e Paquistão pela Caxemira se intensificou em 22 de abril, após assassinato de 26 turistas em um resort na região disputada.
- O Paquistão é acusado pela Índia de apoiar grupos extremistas na Caxemira, o que gera um conflito de décadas.
- A Índia controla a maior parte da Caxemira.
- O incidente levou o Paquistão a fechar seu espaço aéreo, enquanto a Índia expulsou cidadãos paquistaneses e fechou suas fronteiras.
- Desde então, trocas de tiros na fronteira têm sido frequentes, envolvendo grupos insurgentes de ambos os lados.
Não se sabe ainda quais alvos foram atingidos nos ataques paquistaneses, mas a mídia estatal aponta que um quartel-general militar indiano foi destruído. O Exército da Índia, por sua vez, reporta ataques de artilharia na região de Poonch, na Caxemira.
Após os ataques, o primeiro-ministro do Paquistão convocou uma reunião de emergência do Comitê de Segurança Nacional para revisar a “estratégia de resposta à guerra da Índia”.
Comentários Facebook