Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram mais de 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados realizados por entidades associativas.
Até agora, 1.051.238 segurados formalizaram a contestação na plataforma Meu INSS ou pelo canal 135. O número de pessoas que confirmou a autorização dos descontos foi de 17.963. Os dados foram divulgados na quinta-feira (15) pelo INSS até as 17h.
Esta iniciativa é recente, com apenas dois dias de funcionamento, permitindo que beneficiários consultem os descontos realizados nos últimos anos e abram um processo administrativo para reembolso.
As contestações abrangem 41 entidades associativas, ligadas ao INSS. Desde terça-feira (13), cerca de nove milhões de segurados foram notificados sobre os descontos, podendo verificar a entidade responsável pelo desconto por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas disponível no aplicativo.
INVESTIGAÇÃO
Os descontos estão sob investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU), que apuram a atuação de organizações criminosas que associam segurados do INSS sem autorização.
Desde o lançamento do serviço, mais de 4,3 milhões de usuários consultaram a plataforma Meu INSS. O prazo para solicitar reembolso é indeterminado.
Entidades que tiverem descontos contestados devem apresentar documentação que comprove a adesão voluntária dos segurados em até 15 dias úteis. Se necessário, o valor será repassado ao Tesouro Nacional para devolução aos segurados.
Mensagens tranquilizando aqueles sem descontos “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício” foram enviadas.
Comentários Facebook