A Petrobras retomou as atividades de perfuração na Bahia com o início dos trabalhos no poço 7-TQ-240D-BA, localizado no campo de Taquipe, em São Sebastião do Passé, a cerca de 80 km de Salvador. Esta ação sinaliza o retorno da estatal às operações onshore, que estavam paralisadas desde 2019.
A perfuração é realizada pela sonda EBS-08 da EBS Perfurações, a primeira de três sondas contratadas para atuar nos campos terrestres da Bahia. Além disso, a Petrobras planeja instalar 10 novas sondas de produção terrestre (SPTs), aumentando o total de 13 para 23 unidades em operação.
De acordo com o Plano Estratégico 2025–2029, a estatal pretende perfurar mais de 100 novos poços na Bahia nos próximos cinco anos, visando aumentar a produção. Atualmente, a unidade estadual conta com cerca de 4.300 trabalhadores e produz aproximadamente 17 mil barris de óleo equivalente por dia em 20 concessões, com cerca de 2 mil poços ativos.
A estatal também opera a plataforma de Manati, na Bacia de Camamu, em Valença, voltada para a produção de gás natural. Os novos poços estão previstos para serem distribuídos em cidades como Alagoinha e outras regiões do interior baiano.
Comentários Facebook