PF mira rede de lavagem de propina em nova fase de operação sobre venda de sentenças no STJ

Publicado:

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (13), a 5ª fase da Operação Sisamnes, voltada a um suposto esquema de venda de sentenças no STJ (Superior Tribunal de Justiça), envolvendo servidores públicos.

O intuito é aprofundar as investigações sobre lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa.

O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou 11 mandados de busca e apreensão, bloqueio de bens somando cerca de R$ 20 milhões e a proibição dos investigados de deixarem o país, com a apreensão de passaportes.

A PF revelou que uma rede financeira-empresarial foi criada para ocultar a origem ilícita das propinas que garantiram decisões judiciais no STJ, visando romper a conexão direta entre os corruptores e os servidores corrompidos.

Em novembro de 2024, a operação já havia cumprido 23 mandados de busca e um de prisão, abrangendo advogados, lobistas e magistrados suspeitos de vender decisões judiciais.

Os alvos incluíam desembargadores do TJ-MT (Tribunal de Justiça do Mato Grosso) e assessores dos ministros do STJ, além de um lobista identificado como Andreson de Oliveira Gonçalves, intermediário entre advogados e servidores públicos.

Como você vê a evolução deste caso? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lutador suspeito de morte de empresário é réu por desvio de R$ 200 mil

Na trama sombria que cercou a morte do empresário Adalberto Júnior, um personagem central emerge: Leandro Thallis Pinheiro, um segurança e lutador de...

Tragédia em lixão completa 1 mês com rio ainda completamente poluído

No dia 18 de junho, uma montanha de resíduos desabou no lixão Ouro Verde, em Padre Bernardo (GO), provocando uma tragédia ambiental que...

“Maníaco do Del Lago” aterrorizou região do DF com dezenas de roubos

Na manhã de sexta-feira, 18 de julho, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu um importante passo para restaurar a segurança da...